A Assembléia Legislativa aprovou ontem requerimento da oposição que pede informações sobre a situação financeira da Paraná Previdência. Os deputados querem esclarecimentos sobre as denúncias de que o governo Requião teria acumulado uma dívida de mais de R$ 3 bilhões com o fundo de aposentadoria dos servidores públicos, além das suspeitas de aplicações irregulares dos recursos da entidade.
Barreira
No mês passado, a bancada do governo barrou a criação de uma Comissão Especial de Investigação para apurar os problemas da Paraná Previdência. As denúncias ganharam corpo depois que o ex-diretor do órgão Francisco Alpendre apontou uma série de irregularidades, incluindo a existência de um suposto esquema para cobrança de comissões nas aplicações em bancos privados. Alpendre acabou sendo demitido pelo governador Requião após revelar as informações.
Água
Os deputados também aprovaram ontem, por 35 votos a quatro, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional que prevê que somente empresas públicas poderão assumir concessões de água, esgoto e saneamento básico no Estado. A PEC deve ser contestada na Justiça, já que fere as normas segundo as quais o saneamento básico é de competência exclusiva dos municípios.
Anfitrião
O presidente Lula, que lança hoje o plano agrícola em Curitiba, era esperado ontem à noite para um jantar na granja do Cangüiri, residência oficial do governador Roberto Requião (PMDB), que teria também a participação da candidata do PT à prefeitura, Gleisi Hoffmann, além de outros peemedebistas e petistas de alto coturno no Estado. Só que, até o início da noite, Lula não havia chegado, já que o vôo vindo da Argentina atrasou. Isso colocou em risco o encontro do presidente com Requião e os petistas ilustres da terra.
Bons sonhos
Os secretários de Requião puderam dormir até mais tarde ontem. É que a maioria deles aproveitou a ausência do governador e não compareceu à escolinha de governo. Requião voltou no início da tarde de ontem da Argentina.
Fantasmas
O presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM), confirmou ontem a existência de uma investigação pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal sobre a existência de desvio de salários de funcionários e de servidores “fantasmas” na Casa. Justus reafirmou, porém, que a investigação é relativa a casos antigos e que esse tipo de prática não existe mais no Legislativo paranaense. “A Assembléia não é ré no processo, mas existem algumas pessoas ligadas ao legislativo que estão sendo investigadas”, afirmou.
Tapetão
A disputa entre vereadores do PRTB de Curitiba, direção nacional do partido e PTB sobre a inscrição de candidatura à Prefeitura da Capital deve chegar até a Côrte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR). Na tarde de ontem, lideranças do PRTB da Capital entraram com pedido de registro de candidatura própria de Marinete Silva, com base em liminar obtida na Justiça comum na última semana, anulando a coligação com o PTB. Já os petebistas registraram a ata da convenção na qual foi homologada a chapa encabeçada pelo deputado estadual Fábio Camargo (PTB) com Vera Helena Teixeira (PRTB) de vice.
Homologação
A decisão sobre o futuro do PRTB na eleição municipal de Curitiba caberá ao juiz da 1ª zona eleitoral, Roberto Massaro, responsável pela homologação ou não dos pedidos de registros de candidaturas. A chapa protocolada pelo PTB conta ainda com 25 candidatos a vereador do partido e outros 51 do PRTB.
Em alta
O prefeito de Curitiba assinou ontem a ordem de lançamento da concorrência internacional para a implantação da primeira fase do EIXO VIÁRIO DE INTEGRAÇÃO, que ligará as ruas Vicente Michelotto, na CIC, e Ângelo Zanon, no Tatuquara.
Em baixa
Os alimentos continuam pressionando a inflação e podem colocar em risco a estabilidade econômica obtida pelo Brasil nos últimos anos. O preço da cesta básica subiu quase 30% no primeiro semestre deste ano, segundo números divulgados ontem pelo Dieese.