O governador Roberto Requião recebeu R$ 30 mil de doação do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Paraná, para a campanha de 2002. A informação foi revelada por reportagem publicada ontem pelo jornal Folha de São Paulo. A doação fere a lei eleitoral 9.504/97, que proíbe entidades sindicais a financiarem campanhas políticas.


Devolvido
No caso de Requião, a Justiça Eleitoral identificou a irregularidade e o dinheiro foi devolvido. “Fizemos um cheque, escapou. Nós não sabíamos (da vedação), fizemos a doação, o partido fez o registro indevido, foi identificado (pelo TRE) na prestação de contas e o próprio partido devolveu o dinheiro”, alegou o presidente do Sindicarne-PR, Péricles Pessoa Salazar.


Resistência
Entre os nomes para o secretariado anunciadaso pelo prefeito eleito Barbosa Neto (PDT) , o do médicoAgajan Der Bedrossian, que vai para a Secretaria de Saúde, cargo que ocupou na gestão do ex-prefeito Antonio Belinati (PP), foi o mais polêmcio.  Ele é réu em processo por tráfico de entorpecentes, acusado pelo Ministério Público (MP) de receitar fórmulas de medicamentos não aceitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Nunca é tarde
Na Câmara Federal, a máxima atual parece ser a do “cadeado em porta arrombada”. Agora que o escândalo das farras das passagens aéreas atingiu a todos, incluindo os “peixes-grandes”, a Casa promete um “pacote moralizador”. O pacote incluiria a sempre prometida e invariavelmente adiada transparência dos gastos, a criação de uma conta de serviços, com várias rubricas, como postagens, impressos, telefones, deslocamentos de funcionários, combustíveis, e a publicação na internet de cada passagem usada pelos parlamentares logo após a emissão do bilhete.


Expectativa
Depois de uma semana de folga, a Assembleia Legislativa retoma hoje as sessões sob a expectativa de também avançar na implantação do plano de transparência. Os projetos já foram aprovados, mas o portal que a Casa promete criar na internet para disponibilizar as prestações de contas de verbas de gabinete dos deputados só entrará no ar 60 dias após a sanção dos mesmos.


Ciúme
O vereador Algaci Túlio (PMDB) até tinha boa intenção. Ele lamenta esvaziamento do Grupo de Renovação, um movimento suprapartidário que ele propôs para unir os 18 vereadores novatos e tratar de assuntos que estão parados na Casa há anos. O peemedebista gostaria de ver discutido o Regimento Interno e a Lei Orgânica, que foram criados em 1991, além da redução do recesso parlamentar. O grupo está quase implodindo e a razão é pelo fato de alguns terem achado que Tulio se auto-intitulou líder do movimento.



Até tu?
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes viajou de Brasília para Porto Alegre com uma passagem paga pela cota do deputado José Otávio Germano (PP-RS). Conforme informação divulgada pelo site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br), a viagem foi feita em 6 de dezembro de 2007 e o bilhete custou R$ 519,12.


Histórico
Nomeado para o TCU em 2005, o gaúcho Nardes foi deputado federal por dois mandatos. Pertenceu à Arena, e às siglas que a sucederam, PDS e PP. O gabinete de Germano e a assessoria do TCU garantem que o dinheiro foi ressarcido aos cofres públicos, embora não tenham apresentado à reportagem comprovantes de pagamento.


Em alta
Estados e municípios têm até o dia 30 de abril para encaminhar projetos ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e ter acesso aos  recursos. . Até agora, 20 estados, o Distrito Federal e 84 municípios já aderiram ao programa.


Em baixa
O caminhoneiro apontado como culpado do acidente que matou três pessoas na BR-376 no início do feriado, entre elas uma criança de dois anos, ficou apenas sete horas preso. O teste do bafômetro acusou que o caminhoneiro estava alcoolizado. Impunidade no trânsito.