Uma dupla conhecida na Prefeitura de Curitiba estaria agindo em prol de uma determinada empresa que participa da licitação do lixo. A empresa é alvo de impedimento judicial. Ezequias Moreira, ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Curitiba teria assumido o papel de lobista e pedido ao procurador do município Ivan Bonilha que aumentasse a pressãojudicial para que a tal empresa voltasse para a disputa.  Coincidência ou não, em nome do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e o Município de Curitiba, Bonilha entrou duas vezes com a mesma ação na Justiça para reverter  a decisão liminar que prejudica tal empresa — o que causou mal-estar até mesmo no Tribunal de Justiça. Os dois pedidos foram negados.
 
Na Assembleia
Finesse
Os deputados voltaram a protagonizar uma série de bate-bocas na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Os primeiros a se estranharem foram Neivo Beraldin (PDT) e Antonio Anibelli (PMDB). Beraldin cobrou os colegas por registrarem presença no painel eletrônico e depois sumirem do plenário durante a sessão. Anibelli – com a finesse que já lhe é característica – afirmando não admitir a cobrança do colega. “É bom lembrar que sua esposa é funcionária aqui”, esbravejou o peemedebista.


Apupos
Logo em seguida, foi a vez dos deputados Jocelito Canto (PTB) e Ney Leprevost (DEM) trocaram apupos. Canto questionou manchete de um jornal segundo o qual a Assembleia teria aprovado proposta de Leprevost que obriga lan houses a identificarem seus usuários. Leprevost insistiu que o projeto já havia sido votado, mas foi desmentido pelo presidente da Casa, Nelson Justus (DEM). Jocelito, porém, não se satisfez e acusou Leprevost de se ausentar e não prestar atenção nas sessões. E ainda chamou o colega de Jocelito – “burguês de Curitiba”, entre outros adjetivos.


Na Câmara


Volante
O vereador Roberto Aciolli (PV) mandou avisar: já recebeu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entregue no dia 13 de maio, o documento foi renovado depois que o parlamentar municipal fez curso de reciclagem no Detran.



Prioridades
Enquanto isso, na “escolinha” de ontem, o governador Requião – que já se definiu como “nepotista esclarecido”, minimizou as denúncias de contratações de parentes através de atos secretos pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP). “Os grandes problemas do Brasil são outros”, alegou o peemedebista.


Imagina
Requião também voltou a convidar os senadores Alvaro (PSDB) e Osmar Dias (PDT) e o prefeito Beto Richa (PSDB), para participarem de debates na TV Educativa. Garantiu que não se trata de uma “armadilha”.
 
Reajuste
A Folha de Pagamento dos servidores estaduais já está sendo rodada com o reajuste de 6%, o índice será aplicado aos salários a partir do mês de Junho. O Fórum das Entidades Sindicais defende que a data-base dos servidores seja respeitada, ou seja, o reajuste deve ser retroativo a 1º de maio.


Agenda
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresenta hoje a  avaliação Projeto Paraná Biodiversidade, modelo agroecológico aplicado no terceiro planalto do Paraná. A avaliação do projeto será feita pela estudante Megan Wuhelan, do curso de Ciências Ambientais da Universidade de Brown – Estados Unidos, que foi premiada com a bolsa de estudos “Richard Smoke Fellowship” do “Watson Institute for International Studies. Às 16 horas no Auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos



Em alta
O projeto do líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, foi aprovado  ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) autorizando, mas não determinando que o governo dê suporte financeiro às universidades de ensino superior.


Em baixa
Com menção às notícias negativas que enfrenta desde que tomou posse, em fevereiro, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) se eximiu da responsabilidade por cada uma delas ontem em discurso: “A crise do Senado não é minha, é do Senado”.