O líder dos Democratas na Assembléia Legislativa, deputado Plauto Miro Guimarães, criticou ontem a pose de vítima adotada pelo governador Roberto Requião (PMDB), ao classificar a decisão da Justiça que o proibiu de fazer uso político da Rádio e TV Educativa como censura. “O governador fala em imprensa livre, mas a oposição nunca teve espaço na RTVE para se defender dos ataques que sofreu. Eu, pessoalmente, nunca fui entrevistado pela emissora chapa-branca do Governo”, lembrou.


…duas medidas
Segundo Plauto, em cinco anos de governo Requião, nenhum deputado de oposição teve seus discursos na tribuna da Assembléia transmitidos pela Educativa. “Por que a oposição não fala na TV? Será alguma forma de censura ou essa é a liberdade de imprensa que Requião defende”, questionou.
 
Bolso
Para o líder dos Democratas, se o governador não quer abrir mão de atacar seus desafetos políticos e pessoais, que o faça com seus próprios recursos, e não com o dinheiro do contribuinte paranaense. “Ele deveria comprar com recursos próprios espaço em uma emissora comercial ou em outras mídias para marcar suas posições”, afirma.


Na telinha
A partir de hoje as sessões de julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) passam a ser transmitidas pela TV. A sessão semanal do Pleno do Tribunal, realizada às quintas-feiras, a partir das 14 horas, irá ao ar, ao vivo, pela TV Sinal – emissora a cabo da Assembléia Legislativa, sintonizada nos canais 16 da NET e 98 da TVA – e pelo Canal 21/Rede Mercosul, emissora aberta, em UHF.


Processo
Ambas as emissoras também exibirão, em horários a serem definidos, compactos das sessões da Primeira e da Segunda Câmaras do Tribunal, que se reúnem, respectivamente, às terças e quartas-feiras, também a partir das 14 horas. De acordo com o presidente do TC, Nestor Baptista a transmissão das sessões pela TV completa um processo iniciado em junho do ano passado, quando o tribunal comemorou 60 anos de atuação e passou a veicular o áudio das reuniões em sua página na internet (www.tce.pr.gov.br).


Transparência
Na avaliação de Baptista, a iniciativa amplia a transparência sobre as atividades do órgão e facilita o trabalho do cidadão e das instituições na fiscalização dos gastos públicos. “O público principal das nossas transmissões deverá ser formado pelos profissionais ligados à gestão pública, os jornalistas e as entidades municipalistas. Mas elas interessarão a todo telespectador, um contribuinte interessado em que o dinheiro de seus impostos tenha uma aplicação correta”, diz o conselheiro.


Copa do Mundo
Requião tem audiência marcada com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira na próxima semana. A missão: tentar trazer jogos da Copa do Mundo de 2014 para o Paraná. Na comitiva vão ainda o vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB), o presidente da Assembléia, Nelson Justus (DEM), e o primeiro-secretário da AL, Alexandre Curi (PMDB).


Caribe
A procuradora-geral do Estado, Jozélia Nogueira, está inconformada com a falta de comprometimento dos membros do primeiro escalão do governo Lula (PT) com as negociações para o perdão da dívida do Banestado. “O Paulo Bernardo se comprometeu conosco, mas saiu de férias e está num cruzeiro no Caribe”, comenta em referência ao paranaense que é ministro do Planejamento.


Em alta
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que as verbas destinadas às eleições deste ano devem ser poupadas do corte proposto pelo governo para compensar o fim da cobrança da CPMF.


Em baixa
O O Palácio do Planalto começou  a discutir com secretários estaduais de saúde proposta que recria CPMF, extinta pelo Senado no mês passado. Para facilitar o diálogo com o PSDB e o DEM, o governo não se envolverá oficialmente no debate do imposto do cheque.