A bancada do PT na Assembléia  protagonizou, no encerramento dos trabalhos do Legislativo, mais uma pantomima que mostra como o partido do presidente Luiz InácioLula no Paraná se transformou em uma legenda amorfa e oportunista. No afã de agradar o governador Roberto Requião e garantir a manutenção de seus carguinhos e outras benesses do Executivo, parlamentares petistas simplesmente ignoraram acordo da própria bancada e votaram contra ou se omitiram na votação da emenda do colega Tadeu Veneri que excluía as panificadoras do aumento de imposto sobre energia. Nomes? Professor Luizão, Elton Welter e Pedro Ivo. Quem não vai gostar nada disso é o ministro Paulo Bernardo (PT), que vem defendendo o rompimento dos petistas com os peemedebistas no Paraná.


Adiado
O projeto do governo que prevê anistia aos servidores estaduais que foram demitidos por questões políticas no período de 1983 a 1988 acabou tendo a votação adiada para o ano que vem pela Assembléia Legislativa. A oposição questionou a falta de previsão de impacto financeiro da medida. O bloco chegou a apresentar um pedido de informações sobre o tema, mas ele foi rejeitado pelos governistas.



Suspense
Ninguém mais se arrisca a dizer quando o prefeito Beto Richa (PSDB) vai anunciar os nomes que vão compor o secretariado. Todos os aliados esperavam para ontem o anúncio, agora, segundo eles, pode ser a qualquer momento: hoje, segunda, terça ou até mesmo no dia 24.


Fiel
O vereador professor Galdino (PV) virou o destaque da cerimônia de diplomação dos eleitos, ontem à tarde, no Teatro Positivo. Depois de receber o diploma, o vereador desfilou com uma faixa com os dizeres: “Obrigado eleitores Galdino”. Logo depois de ser eleito ele vagou pela cidade com um bicicleta e uma caixa de som agradecendo quem votou nele.


Na última hora
Albanor Gomes (PSDB) foi diplomado em solenidade realizada na Câmara de Vereadores  de Araucária ontem. Em decisão unânime, os ministros do TSE confirmaram na noite de quarta-feira. Albanor Gomes como prefeito de Araucária a partir de primeiro de janeiro. O tucano havia sido cassado por suposto envolvimento no processo de dissolução das empresas Megacred.



Contramão
Enquanto Requião aumenta imposto para sustentar suas pirotecnias, em Maringá a Câmara Municipal aprovou reforma administrativa proposta pelo prefeito Silvio Barros (PP)que reduz o número de secretarias e corta gastos. A idéia é se antecipar a crise e melhorar a eficiência da aplicação dos recursos públicos. Já no governo do Estado, a ordem é criar mais cargos para acomodar os apadrinhados políticos rejeitados pelas urnas.


Fora do ar
Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e que têm terminação “pr.gov.br” ficaram “fora do ar” por mais de três horas na tarde de ontem. Segundo informações da assessoria da Celepar, ao realizar manutenção elétrico, foi ligado um gerador, que acabou superaquecendo. A brigada de incêndio da própria Celepar conseguiu controlar o que chegou a ser um princípio de incêndio


Em alta
 A Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, quer a CPMF cobrada nos meses de janeiro, de fevereiro e março de 2004, seja devolvida. A entidade vai entrar com um Mandado de Segurança Coletivo para reaver os valores.


Em baixa
As exportações de carne bovina caíram 33% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em novembro deste ano foram exportadas 132.609 toneladas contra 197.139 em novembro de 2007. Em valores, a queda foi de 14%, com um faturamento de US$ 335.729 milhões.