E agora reitor?
Por essa, o pré-candidato do PMDB a prefeito de Curtiba, professor Carlos Augusto Moreira Júnior, não esperava. Ele terá que renunciar ao cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) antes mesmo de ter seu nome confirmado na convenção do partido. É que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moreira tem até o dia 5 de junho para deixar “definitivamente” o cargo para disputar as eleições de outubro. As convenções, no entanto, começam a ser realizadas no dia 10 de junho.
Consulta
A consulta ao TSE foi feita pelo deputado federal paranaense e peeemedebista, Osmar Serraglio.O Tribunal diz que “o professor de carreira no exercício do cargo de reitor de instituição federal, que pretender se candidatar ao cargo de prefeito ou vice nas próximas eleições, deve se afastar definitivamente do cargo quatro meses antes do pleito, além de se licenciar das funções do magistério até três meses antes”.
Comunicação
Os líderes do governo na Assembléia confirmaram ontem que a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação Social vem sendo cogitada, no momento em que Airton Pisseti se prepara para deixar a pasta rumo a uma diretoria do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul. Os governistas, porém, dizem ser contra a idéia. Preferem uma substituição.
À francesa
Depois de assistir ao concerto do tenor espanhol José Carreras, no último dia 29 de março, na comemoração dos 315 anos de Curitiba, o diretor-presidente da Cohapar, Rafael Greca, foi jantar no restaurante Ille de France acompanhado da soprano chilena Veronica Villarroel, que cantou ao lado de Carreras. Nesta ocasião, não há informações de que a comilança tenha sido bancada com recursos da estatal.
Sucessão
O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Antônio Vidal Coelho, deve na semana que vem assumir o comando do governo do Estado, em substituição ao governador Roberto Requião, que viaja para a Alemanha. É que o vice-governador, Orlando Pessuti, declinou de assumir o cargo por conta de problemas de saúde. E o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Nelson Justus (DEM), não pode assumir para não tornar inelegível sua cunhada, Evani Justus (PSDB), candidata à prefeitura de Guaratuba.
Mistério
Requião viaja na segunda-feira para a Alemanha, onde fica até o final do mês. O tamanho e a composição da comitiva que acompanhará o governador, como sempre, é guardado a sete chaves, como segredo de Estado.
Não
Em entrevista para Heliberton Cesca, da rádio Band News, o ministro da Agricultura, o paranaense Reinhold Stephanes negou que tenha sido uma das causas da saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Fica registrado.
Acirrada
A convenção do PTB estadual será oficialmente no sábado, mas a disputa já começou. O presidente do diretório, o empresário da comunicação Flávio Martinez, e o deputado federal Alex Canziani, que disputa o comando, têm protagonizado discussões acirradas.O vice-presidente do PTB, Flávio Martinez, se cerca dos petebistas que sonham com candidaturas próprias, como o presidente da Câmara de Londrina, Sydney de Souza, que que disputar a Prefeitura. Já Canziani está mais alinhado com aqueles que defendem uma aliança.”O Flávio Martinez quer ter o controle do partido por questões financeiras. Ele quer usá-lo como instrumento para sua TV, a CNT”, disse Canziani.
Em alta
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promove, hoje, palestra com o coordenador de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó. O evento, que será realizado no auditório do TCE, em Curitiba, entre 13h30 e 18 horas.
Em baixa
A Promotoria de Justiça de Cândido de Abreu propôs ação de ressarcimento contra o ex-prefeito da cidade, Olgierde Malanowski. No último ano de gestão, 1996, então prefeito teria sido responsável por três licitações irregulares que somam em R$ 556.636,32