Na Assembleia Legislativa, continua sendo um mistério os privilégios que os deputados que ocupam cargos na Mesa Executiva e de lideranças de bancada tem em termos de contratações e verbas adicionais. Sempre que questionado sobre o assunto, o primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PMDB), se finge de morto, promete “levantar os dados”, desconversa e sai fora.


Apadrinhados
Sabe-se que além das verbas a que cada parlamentar tem direito, os deputados da direção da Assembleia e líderes de partidos tem à sua disposição uma série de outros privilégios para contratar cabos eleitorais e apadrinhados políticos. Sendo que a maioria desses assessores não dá expediente na Casa, mas trabalha nos redutos dos seus chefes. Tudo pago com dinheiro público, é claro. E nada disso está no tal “Portal da Transparência”, tão alardeado pela cúpula do Legislativo.


Gráfica
O mesmo Alexandre Curi também faz mistério sobre informações da gráfica da Assembleia. Questionado sobre o assunto, prometeu levantar os dados, mas não retornou às ligações da reportagem. A transparência parece relativa para o deputado peemedebista.


Pesquisa em Araucária (I)
Em Araucária, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, lidera todas as pesquisas de intenção de voto para o governo do Paraná nas eleições 2010. É o que aponta o levantamento divulgado ontem pela Paraná Pesquisas, que ouviu 805 eleitores entre 16 e 20 de outubro. No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Richa registrou 59,5% contra 23,48% do senador Osmar Dias, segundo colocado. A diferença entre os dois pré-candidatos ultrapassa 36 pontos porcentuais.


Pesquisa em Araucária (II)
No segundo cenário, com a presença do senador Álvaro Dias, o prefeito de Curitiba mantém larga vantagem dos concorrentes, com 49,57%. Álvaro conseguiu 21,12% das intenções de voto e Osmar, 16,15%. A vantagem de Richa para o segundo colocado é de 28,45 pontos porcentuais. No terceiro cenário, sem o senador Osmar Dias, Richa foi apontado como preferido para governador por 56,27% dos eleitores de Araucária. Já Álvaro Dias ficou com apenas 27,7%. Neste cenário, a diferença entre os pré-candidatos é de 28,57 pontos porcentuais.


Pesquisa em Araucária (III)
A Paraná Pesquisas também levantou as intenções de voto para o Senado (duas vagas) e o governador Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) lideram a disputa com 52,92% das  e 38,14% das intenções de votos.


Menos policiais
O deputado Luiz Carlos Martins (PDT) traçou, ontem, um mapa do efetivo policial do Paraná nos últimos oito anos. O resultado, segundo Martins, é menos mil policiais desde o início do mandato do governador Roberto Requião. “Nos sete anos de governo Requião aconteceu mais de cinco mil baixas que não foram supridas pelas 4,2 mil contratações”.


Caso Carli
A Justiça deve decidir hoje quando e se o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho vai a júri popular por ter causado o acidente que matou dois jovens. Ele responde a processo por duplo homicídio qualificado.



Depois do clássico (I)
A torcida do Atlético Paranaense, Os Fanáticos, está inconformada com o atropelamento do torcedor rubro-negro no domingo. Segundo testemunhas ele foi atingido por um carro dirigido por um torcedor do Coritiba logo após o clássico. Nos fóruns de debate na internet, orkuts e twitters, o inconformismo era geral. O motorista foi preso. A situação é para lá de delicada porque envolve não só um possível crime de trânsito, mas a paixão de torcedor. Qualquer que seja o desfecho desta história, um dos lados vai ficar insatisfeito.


Depois do clássico (II)
É por essas e outras que setores ligados à segurança pública volta e meia retomam a discussão sobre como controlar melhor as torcidas, especialmente as organizadas. Muitos defendem jogos de uma torcida só, em se tratando de Atletiba. Ou seja, só entra no estádio a torcida do time mandante.



Agenda
       Na Escola de Governo de hoje, o Procurador Geral do Estado, Carlos Marés, falará sobre a questão do pagamento dos dividendos aos trabalhadores da Sanepar. Em seguida, o Secretário da Fazenda, Heron Arzua, discorrerá sobre o orçamento do estado. A reunião começa às 8 horas no Canal da Música é é transmitida pela TV Educativa.


     O Ministério Público do Paraná promove  hoje audiência pública em Tunas do Paraná, a partir das 13h30, na Casa da Cultura do município. O objetivo da reunião pública é obter informações dos moradores a respeito das necessidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, meio ambiente, criança e adolescente, idosos, consumidor, pessoas com deficiência, entre outras, a fim de que, com a ajuda do MP-PR, sejam tomadas as devidas providências para a promoção social da comunidade.


Em alta
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR)  é o único paranaense entre os 30 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na pesquisa  do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). É a sétima vez que  ele aparece na lista.


Em baixa
Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré promoverá audiência pública na próxima quinta-feira para obter esclarecimentos a respeito da instalação de uma torre de alta tensão no pátio de uma escola de educação infantil e ensino fundamental do município