ELEIÇÕES 2010
Apaziguadores
Há um grupo político empenhado em tentar reunificar as candidaturas do senador Osmar Dias (PDT) e do prefeito Beto Richa (PSDB). O presidente do PPS do Paraná, Rubens Bueno, faz parte da turma do deixa disso. “Os dois não podem sair pelo Paraná como se fossem adversários”. Bueno acha que, se fizerem isso, Osmar e Beto vão sair perdendo. Alguns caciques do PSDB também acreditam nisso, mas estão cada vez mais isolados. Mesmo assim, todos juntos vão tentar marcar um encontro entre os dois pré-candidatos para ainda este mês resolver a questão. É esperar para ver.
PT na pressão
O PT, por sua vez, está pressionando Osmar Dias (PDT) para que ele feche aliança e assim abra palanque para a ministra Dilma Roussef (PT) na campanha pela Presidência. Se isso acontecer, é grande a chance de PMDB entrar na aliança, que teria Osmar como candidato a governador, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) concorrentes ao Senado.
Pessuti, lá
O vice Orlando Pessuti? Seria dele a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TC) que não foi preenchida por Mauricio Requião, irmão do governador Roberto Requião. A vaga já está na mesa de negociações.
Mais um
Mais um candidato deve entrar no páreo do Senado nas eleições de 2010 e a oficialização deve sair nos próximos dias. É o Pastor Valdemir Soares (PRB). Não que ele tenha chance de ganhar, mas o PRB quer mesmo é ganhar visibilidade.
ASSEMBLEIA
Porto na mira
Os deputados da bancada da Oposição apresentaram um pedido de informações ao secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, e ao superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Daniel de Souza, requerendo informações sobre o patrimônio imobiliário dos portos paranaenses.
Escrituras
Entre os questionamentos, os deputados requisitam a localização de todos os imóveis, se houve alguma venda nos últimos cinco anos, quem fôramos adquirentes, além de solicitar cópia das escrituras e matrículas atualizadas no cartório de registro de imóvel. Os deputados querem saber ainda se no período dos últimos cinco anos houve alguma cessão ou doação de algum bem imóvel de propriedade da APPA.
Pauta
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa confirmou para segunda-feira a discussão da proposta do Executivo que estabelece reajuste de 6% para o funcionalismo público estadual com as emendas. Os servidores prometem encher as galerias da Casa.
CÂMARA MUNICIPAL
Blim-Blom
Locais que tem porta detectora de metais, como bancos, deverão alertar os usuários de marcapasso. O projeto é da vereadora Julieta Reis (DEM) e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Curitiba. A mensagem deverá alertar sobre os riscos do equipamento para os portadores de marcapasso, autorizando que seguranças os acompahem para uso de portas comuns. Segundo a vereadora, o projeto preserva o aparelho e acaba com o constrangimento de usuários de marcapasso.
Alvará
Posto que vender gasolina, álcool ou diesel adulterados poderão ter o alvará cassados. É o que prevê o projeto de lei aprovado em duas sessões, de autoria do vereador Serginho do Posto (PSDB). O projeto aprovado agora vai para sanção do prefeito Beto Richa (PSDB).
AGENDA
O secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri, apresenta amanhã na Escola do governo o software que a secretaria desenvolveu, em conjunto com a Celepar, e que deve auxiliar os administradores municipais na elaboração do Plano Plurianual, o PPA. Transgênicos, para variar, está na pauta também. O pesquisador norte-americano já esteve no Brasil para palestrar sobre o assunto no Congresso Nacional, em Brasília e na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Em alta
Para auxiliar a população no combate à criminalidade no Paraná, a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa está lançando uma cartilha com cuidados que cidadãos devem tomar em diversas situações de risco.
Em baixa
A Vigilância Sanitária de Londrina, no norte do Paraná, multou três médicos por prescreverem receitas com letra ilegível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada profissional recebeu multa de R$ 2 mil.