Dentaduras, óculos, combustível, jogos de camisa de futebol, gás de cozinha e até reforma de motor de carro estão entre os itens mais pedidos pelos eleitores do interior do Estado aos candidatos às eleições municipais deste ano, segundo levantamento realizado pelo deputado Nereu Moura (PMDB). O peemedebista afirma que é difícil convencer os eleitores de que esse tipo de prática em troca de votos é proibido pela legislação eleitoral.

Lei de Gérson
De acordo com Moura, muitos candidatos estão tendo que se esconder do povo para fugir dos pedidos. Na avaliação dele, os constantes escândalos produziram o efeito contrário entre parte da população, que parece ver na campanha eleitoral uma das poucas oportunidades que têm de “levar vantagem” com a política.

Oficina
Candidato do Partido Verde a vereador, o professor Galdino denunciou ontem que foi atacado por três pessoas na madrugada de terça-feira, quando trafegava com um triciclo de sua campanha no centro da cidade. O veículo foi quebrado mas no mesmo dia Galdino o mandou para o conserto e já voltou para as ruas. 


Antigüidade
Durante a discussão de ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o fim do nepotismo, a ministra Cármen Lúcia lembrou que na Carta do Descobrimento, Pero Vaz Caminha já pedia ao rei de Portugal que mandasse para o Brasil seu genro, com emprego garantido.

Peixe grande
A decisão do STF pelo fim do nepotismo exclui porém a nomeação de secretários de Estado ou Municípios. Ou seja, se determinado governante resolver criar várias secretarias e nomear toda família, está liberado. Nos cargos mais bem remunerados, a parentada pode ser empregada. Ficou meio sem lógica. No Paraná, a ressalva ajuda o irmão do governador, Eduardo Requião, que como superintendente do Porto tem status de secretário.

Licença
O deputado estadual Edgar Bueno (PSDB) é o segundo parlamentar a se licenciar da Assembléia Legislativa para a campanha eleitoral. Depois de Rosane Ferreira (PV) – candidata à prefeitura de Araucária, na região Metropolitana de Curitiba – Bueno pediu afastamento ontem até o próximo dia 5 das atividades legislativas para se dedicar à disputa pelos votos para prefeito de Cascavel.

Fraude em Palmital (I)
A Promotoria de Justiça de Palmital, na região central do Estado, apresentou ontem ação penal contra nove pessoas pelos crimes de fraude de licitação, formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de documento falso. De acordo com a denúncia do Ministério Público, todos estariam envolvidos em um esquema de fraude em licitação para a compra de materiais de construção que onerou os cofres municipais em R$ 86.085,17. Entre os denunciados, está o irmão do prefeito da cidade, Paulo César Zolandeck, que é apontado pelo MP-PR como líder do grupo.

Fraude em Palmital (II)
O Promotor de Justiça Lucas Junqueira Bruzadelli Macedo explica que, somadas as penas pelos quatro crimes citados na ação, os denunciados podem ser condenados a até 15 anos de prisão.

Em alta
Além da diminuição do número de mortes nas estradas em decorrência da Lei Seca divulgado anteriormente, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) anunciou uma economia de R$ 48,4 milhões nos últimos 60 dias com a redução de 13,6% dos acidentes fatais.

Em baixa
Dois anos depois, o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou recurso em que o Ministério Público pedia condenação do então candidato ao governo Osmar Dias (PDT)  em 2006 por propaganda irregular.