Eleições


Devagar
Quase duas semanas depois do início oficial, a campanha eleitoral em Curitiba permanece em marcha lenta, à espera do início do horário gratuito no rádio e na televisão, marcado para 19 de agosto. Com exceção das barracas de partidos e candidatos na Boca Maldita, e de alguns poucos cabos eleitorais distribuindo santinhos nas calçadas, quem anda pelas ruas da cidade praticamente não vê sinais da disputa.

Retração
O desencanto do eleitor com a classe política é um dos motivos para a falta de entusiasmo na campanha. Outro é a falta de dinheiro mesmo, já que os potenciais doadores estão retraídos diante do temor de acabar envolvido em algum escândalo, como tem sido cada vez mais comum no País.

Deputados candidatos
O maior número porcentual de deputados estaduais-candidatos acontece no Espírito Santo, onde 12 dos 30 parlamentares são candidatos, o que representa 40% do total. Depois, aparece a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, com 12 concorrentes entre os 40 (30%). O Paraná até que está na média: dos  54 deputados, 12 são candidatos, ou seja 22,2%.


Futuro
Perguntar não ofende. Será mesmo que o ex-reitor Carlos Moreira vai para a secretaria de Estado de Educação, caso não vença a eleição? Na sexta-feira, dia da posse no lugar de Maurício Requião, agora conselheiro do Tribunl de Contas, a nova secretária Yvelise Arco-Verde parecia bem animada e disse para quem quis ouvir que veio para ficar.

Trabalho
Por falar em Maurício Requião, o Tribunal de Contas (TC) deve realizar nesta semana uma reunião sobre as responsabilidades das inspetorias. É que diversos órgãos sobre a responsabilidade da 3ª Inspetoria, de Maurício, não poderão ser fiscalizadas por ele porque tem parentes em cargos de confiança. Entre elas, está a TV Educativa.

Na pautas
Ficou para o segundo semestre a votação do projeto de lei 286/2008, que trata da promoção dos policiais militares por tempo de serviço. O projeto foi adiado por cinco sessões, a pedido da liderança da oposição. Na semana passada, o projeto foi aprovado por unanimidade na primeira discussão. A Lei de Promoção de Praças irá dar aos soldados que contam com no mínimo 15 anos de serviço o direito de concorrer a um concurso interno, que selecionará os candidatos que irão participar do Curso Especial de Formação de Cabos.

Os sem-candidato (I)
As cidades de Japira e Jundiaí do Sul, no Norte do Paraná, correm o risco de ficar sem candidatos a prefeito na eleição deste ano. O Ministério Público pediu ao Tribunal Regional Eleitoral a impugnação de todas os candidatos, por pendências judiciais. No caso do atual prefeito de Japira, João Renato Custódio (PMDB), o MP alega que há uma sentença em primeiro grau que o condena por ato de improbidade e crime de responsabilidade. Já os outros candidatos, José Cláudio de Oliveira Santos (PSC) e Wilson Ronaldo Santos (PSDC), que são irmãos, tiveram prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

Os sem-candidato (II)
Quem também tem pendências judiciais são os candidatos de Jundiaí do Sul — tanto o atual prefeito, Joel Marciano Rauber (PMDB), como Valter Abras (PSDB). Abras responde a vários processos. Já o atual prefeito teria deixado de reservar uma área para a construção de um aterro sanitário.

Em alta
Só um paranaense está na comissão representativa do Congresso Nacional que, caso haja questões urgentes, será convocada para decidir durante o recesso parlamentar. É o deputado federal Affonso Camargo (PSDB-PR). Não há nem mesmo outros suplentes paranaenses.

Em baixa
Comissionados do governo Requião estariam sendo convocados a trabalhar na campanha de Carlos Moreira Júnior à Prefeitura de Curitiba. Por enquanto, a convocação só atinge alguns órgãos do governo. E eles vão trabalhar quietinhos.