O PT continua a estratégia de trazer nomes de peso do partido e do governo Lula para tentar “cacifar” a candidatura de Gleisi Hoffmann em Curitiba. Hoje  é a vez do ministro da Justiça, Tarso Genro, desembarcar na capital paranaense para participar do lançamento do programa de segurança pública da petista.

Agenda
Já estiveram em Curitiba para dar força a Gleisi a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o senador Eduardo Suplicy (SP). O PT garante que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também subirá no palanque da candidata em setembro, mas até agora não há data definida ou confirmação do Palácio do Planalto. È esperar para ver.


Nepotismo na pauta
A Assembléia Legislativa decide amanhã o destino dos parentes de deputados estaduais que ocupam cargos de confiança na Casa. A  tendência é que seja recomendado aos parlamentares cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a contratação de parentes em até terceiro de autoridades em todos os poderes, incluindo o Legislativo. O próprio presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM), já sinalizou que vai demitir o sobrinho, Rafael Cordeiro Justus, que trabalha como seu assessor na Casa.  Além de Justus, têm parentes nomeados o líder do governo Requião na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) que emprega o filho, Luiz Cláudio Romanelli Filho; e os deputados Nereu Alves de Moura (PMDB), com a sobrinha Marli Terezinha Rossi; Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB) e seu irmão, Bernardo Guimarães Ribas Carli; e Felipe Lucas (PPS) e seus cunhados Júlio César e Luiz Cláudio Massa.

Banho-maria
O governador Roberto Requião, por sua vez, mantém o irmão Eduardo e a mulher Maristela, no comando do Porto de Paranaguá  e do Museu Oscar Niemeyer, respectivamente. Vai ficar assim enquanto ninguém questionar no Supremo Tribunal Federal (STF). Então tá.

Estrela da escolinha
Tanto que amanhã a estrela da Escolinha será ninguém mais ninguém menos que o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, falará sobre sua posse como secretário especial para assuntos portuários. A reunião semanal terá início às 8h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Tudo com direito à transmissão ao vivo pela TV Paraná Educativa, no canal 9, e pela rádio, na freqüência AM 630.

Sem segurança
A comissão de Segurança Pública da Assembéia deve retomar a discussão sobre quais medidas o governo pode tomar para coibir a ação de bandidos nas agências bancárias. O Sindicato dos Bancários já se mobiliza para pedir apoio da população na luta pelo combate à violência. Segundo dados divulgados pelo sindicato, a média mensal na capital e RMC é de 15 assaltos nos arredores das agências. “O governo precisa agir no sentido de garantir ao menos segurança na saída das agências”, cobrou o deputado Mauro Moraes (PMDB), presidente da comissão. “Uma ronda policial nas proximidades das agências pode reduzir o número de ocorrências”, sugere o deputado.

Colégio estadual
Autor do projeto que prevê a eleição direta para a escolha da direção do Colégio Estadual do Paraná, Mauro Moraes (PMDB) cobrou do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), a inclusão da matéria na pauta da Ordem do Dia  desta semana.

Em alta
O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias aguarda a sanção da lei do estágio. A proposta do parlamentar paranaense, que moderniza a lei do estágio, já foi aprovada pelo Congresso aguarda assinatura do Presidente Lula..

Em baixa
O prefeito e candidato à reeleição do município de Buri (SP), Jorge Loureiro (PPS), foi proibido pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de oferecer almoços gratuitos para a população da cidade, por meio do projeto “Almoço com o prefeito”.