Mesmo se mantendo acima dos 70% em todas as pesquisas, Beto Richa não quer ninguém com salto alto na reta final da campanha: “É fundamental, nesta última semana de campanha, mobilizar nossos eleitores, militantes, simpatizantes e partidários. A eleição se ganha com o voto contado na urna”, falou o candidato.
Matemática das ligações
Mais de 80 mil curitibanos já ouviram até o final a mensagem gravada do presidente Lula pedindo o voto para Gleisi Hoffmann. Pelos cálculos do pessoal da Gleisi, se um comício de sucesso reúne em média 5 mil pessoas, é como se o presidente já tivesse feito — só em Curitiba — dezesseis comícios para Gleisi. Aliás, só Gleisi e Marta tiveram o privilégio de contar com o presidente mais bem avaliado de toda a história brasileira fazendo telemarketing em suas campanhas.
Prenúncio
O presidente estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi, e o governador Roberto Requião participam, de sexta a sábado, de uma série de comícios em vários municípios da região Norte do Paraná. O material divulgado na manhã de ontem já era o prenúncio da “desistência” do PMDB em Curitiba anunciada à tarde, quando Rasca Rodrigues deixou a campanha de Carlos Moreira (PMDB), que já começa a enxugar a estrutura de campanha.
Na “UTI”
A possibilidade do debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba na Globo acontecer “está na UTI e respira com a ajuda de aparelhos”, disse o coordenador do núcleo de eleições da RPC, Adailton Bittencourt. Ninguém até agora aceitou acordo de desistência oferecido pela emissora, para que o evento ficasse apenas entre seis dos oito candidatos. Quem saísse, em troca, ganharia entrevista exclusiva no Bom Dia Paraná.
Até cachorreata
A manhã de sábado vai ser da política na Rua 15 e na Boca Maldita. Pessoas de todos os partidos prometem passar por lá. A melhor idéia, no entanto, foi do candidato a vereador Robertinho Jockey (PT do B), que convoca os eleitores para a “cachorreata”, que terá concentração na Praça Santos Andrade, às 9 horas.
No restaurante
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) Rafael Greca jantava na terça-feira às 23 horas, tranqüilamente, no restaurante internacional Ile de France, no Centro da cidade. Lá fora, à espera do presidente da Cohapar, o motorista e o carro do governo do Estado — pagos com o dinheiro público. Quanto à conta do jantar, não se sabe.
Pepino
Àquela altura, Greca provavelmente não sabia, mas havia sido declarado inelegível por três anos. Alem disso, recebeu multa de R$ 10.591,00 por manifestar-se favoravelmente na TV ao prefeito de Campo Magro (Região Metropolitana de Curitiba) e candidato à reeleição “Bozinha” (PMDB). A decisão foi do juiz da 171ª zona eleitoral, em Almirante Tamandaré.
Em alta
A apresentação de caderneta de vacinação atualizada pode se tornar uma exigência para o cadastro escolar nas redes pública e privada de ensino. A proposta consta em projeto em tramitação na Câmara de vereadores de Curitiba.
Em baixa
O Juiz Vicente de Paula Ataide Junior, da 5ª Vara Federal de Curitiba, julgou procedente ação civil pública e anulou, por falta de licitação, os contratos de concessão para a realização do transporte interestadual de passageiros.