O governador Roberto Requião (PMDB) confirmou para a próxima segunda-feira às 11 horas, no Palácio Iguaçu, a posse coletiva dos novos titulares das Secretarias. Estão confirmados: Enio Verri (PT) no Planejamento, Walter Bianchini (PT) na Agricultura, Nelson Garcia (PSDB) no Trabalho, Marcelo Almeida (PMDB) em Obras, Elza Correa (PMDB) na coordenação da região metropolitana de Londrina, João Ivo Caleffi (PT) na coordenação da região metropolitana de Maringá e Virgílio Moreira na Secretaria de Indústria e Comércio, além de Jacir Bergman II, que volta à Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial.


Retórica
Requião retomou ontem o espírito de bedel na escolinha, ameaçando os secretários gazeteiros de demissão caso não apareçam na reunião semanal. Já fez a mesma ameaça pelo menos umas três vezes no mandato passado. Se cumprisse, muita gente perderia o emprego. Como não cumpre, nem seus comandados o levam mais à sério.


Na Sanepar…
Informações de bastidores da Sanepar, garantem que uma grande confusão está armada dentro da empresa. A princípio, envolveria a diretoria, diretores jurídicos, uma advogada da empresa e até mesmo secretários de Estado. O motivo: assédio sexual. Uma sindicância já teria sido inclusive instaurada internamente para apurar o caso. A conferir…


Fundo
Mesmo sem ter conquistado a reeleição e não ter direito ao benefício, o ex-deputado Neivo Beraldin (PDT) não concorda com o veto de Requião ao projeto que cria o Plano de Previdência Complementar Privado dos parlamentares.  “O fundo é legítimo, não tem inconstitucionalidade. O problema é que no Paraná se joga muito para a torcida”.


Argumento
O Programa de Aceleração do Crescimento, proposto pelo governo Lula, não passa de uma boa jogada de marketing apresentada com glamour, em avant-première, avalia o deputado federal paranaense Luiz Carlos Hauly (PSDB). Mesmo assim, o tucano defendeu ontem em reunião com secretários estaduais de Fazenda, que o plano seja avaliado, as emendas debatidas e votadas pelo Congresso. “O PAC nos possibilita cobrar o crescimento econômico proposto”, argumenta.


Linha dura em Brasília
A decisão do novo presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT-SP) de marcar sessão deliberativa de segunda a sexta-feira da semana que vem, para avançar a pauta e melhorar a imagem da Câmara pegou muitos parlamentares de surpresa. Alguns paranaenses tiveram que desmarcar viagens.


Piada da vez
Mesmo levando puxão de orelhas do chefe, os secretários e funcionários presentes à escola do governo não perderam a piada. A da vez é que o próximo convidado da reunião do secretariado é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Requião teria gostado do estilo do prefeito, que xingou de “vagabundo” um manifestante. O remédio é rir mesmo.


Eles dizem não
Outra diversão dos presentes na reunião de ontem foi tentar lista o número de pessoas que recusaram convites para assumir cargo no primeiro escalão do governo do Estado. Oficiais, são quatro recusas, mas informações extra-oficiais dão conta que mais de dez lideranças disseram não aos convites, mesmo que insistentes do governador Requião.


Em alta
Nos últimos quatro anos, o Siate atendeu 288.543 ocorrências. Houve aumento de 31 % de 2003 para 2006. Hoje, ele está em 26 cidades e atende 48% do Estado”. Houve também a ampliação do número de bombeiros, o que ajudou a aumentar o atendimento.


Em baixa
Agentes de controle de endemias  destruíram 16 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na vistoria realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Focos foram encontrados em árvores ocas, vaso de flores, e em calhas.