Um grupo de deputados federais do PSDB inicia na próxima quinta-feira um roteiro de viagens a municípios onde o partido disputa o segundo turno das eleições com candidato próprio ou aliado. Entre quinta e sábado, o grupo – formado por iniciativa do líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal – vai passar por Campina Grande (PB), Juiz de Fora (MG), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), São Paulo e Guarulhos (SP).
Apoio
Segundo o deputado paranaense Gustavo Fruet, que integra a comitiva, a idéia é promover uma é uma mobilização de apoio e solidariedade aos candidatos, procurando ampliar o esforço para vencer nesses municípios. Na sexta-feira, o grupo passa pelas duas únicas cidades paranaenses onde haverá segundo turno: Ponta Grossa, onde o prefeito tucano Pedro Wosgrau concorre à reelição; e Londrina, onde o partido concorre com o deputado federal Luiz Carlos Hauly.
Coleção
Hauly, aliás, vem colecionando aliados para a disputa com Belinati. Depois do PPS de Rubens Bueno, na sexta-feira o tucano recebeu oficialmente o apoio do PTB, que no primeiro turno havia fechado com o deputado Barbosa Neto (PDT). “Não vamos apoiar (Hauly) apenas por apoiar. Vamos colocar a nossa militância na campanha”, garantiu o presidente do PTB do Paraná, deputado federal Alex Canziani.
Gravidade
Neste sábado, é a vez da direção do PT de Londrina definir o que fazer no segundo turno diante das opções. O candidato do partido, deputado federal André Vargas, que ficou com a quinta votação, no primeiro turno, já declarou voto no tucano. O atual prefeito Nedson Micheletti também. A tendência, portanto, é que o diretório petista oficialize a mesma posição.
Outro lado
Já a executiva municipal do Partido da República anunciou oficialmente o apoio no segundo turno ao candidato do PP, Antonio Belinati. O partido havia sido procurado pelos dois lados e após conversas internas, que envolveram inclusive o diretório estadual, decidiu-se pela candidatura de Belinati. “Temos uma posição interna que coincidiu com o posicionamento do nosso deputado federal Chico da Princesa, por isso declaramos apoio a Belinati”, alegou Marcos Defreitas, Presidente do Diretório Municipal do partido.
Esclarecimento
Sobre a matéria “TC aprova Fundos do MP” – publicada na edição da última sexta-feira, o Ministério Público (MP/PR) enviou ontem nota rebatendo afirmações contidas no parecer do procurador Gabriel Guy Léver, do Ministério Público de Contas (MPjTC). O parecer, que recomendava a desaprovação das contas do Fundo Especial do MP (FUEMP), serviu como base para a reportagem. Segundo o MP, o parecer “é totalmente equivocado na parte em que se refere às aposentadorias do MP-PR. O órgão alega ainda que “as afirmações feitas no parecer sobre supostas irregularidades na utilização do orçamento da Instituição para o pagamento das aposentadorias são também errôneas, visto que tal forma de pagamento encontra-se prevista e autorizada expressamente na Lei Orçamentária Anual para 2006, nº 14.977/05, legislação especial em relação à Lei do ParanaPrevidência” Antes da publicação da reportagem, o MP foi procurado para esclarecer as manifestações.
Em alta
A Associação dos Magistrados Brasileiros quer que o TSE divulgue, nas eleições de 2010, o levantamento dos candidatos que respondem a processos.“Se o TSE não assumir isso, pretendemos assumir”, afirma Pedro Henrique Machado, da AMB.
Em baixa
A viagem do governador Roberto Requião (PMDB) para Dubai, nos Emirados Árabes, onde ficará hospedado no hotel mais luxuoso do mundo – Burj Al Arab, como mostra reportagem da edição de hoje, é muito inoportuna e impopular.