O presidente da Comissão de Segurança da AL, deputado Mauro Moraes (PMDB), está ansioso pela audiência com o secretário Luiz Fernando Delazari, amanhã pela manhã. “Ficamos alarmados com a revelação feita pelo secretário de que 80% dos crimes em Curitiba e região estão ligados ao tráfico de drogas. Precisamos saber que providências estão sendo tomadas pelo governo. Estamos vivendo a epidemia do crack”.
Indagação
Moraes promete rigor no interrogatório. “A primeira pergunta que vou fazer é se daqui para frente o secretário vai responder os pedidos de informação da comissão. Estamos refazendo todos os ofícios que não foram respondidos”, informa.
Aliança
O presidente da Assembléia quer estreitar os laços com o MP. “O Ministério Público já trabalha firme com o Judiciário. Quero promover uma aproximação e saber no que podemos ajudar. Todos têm a ganhar com isso”, afirma o deputado Nelson Justus, que visita o MP depois da sessão desta tarde na AL.
Parentada
Justus mantém a postura de ignorar a ação proposta pelo MP para acabar com a contratação de parentes de deputados na Assembléia. “Não é o Ministério Público que vai decidir a questão do nepotismo. Isso deve ser resolvido pela Justiça”.
Assinaturas
O deputado Douglas Fabrício (PPS) continua a caça das 18 assinaturas necessárias para apresentar sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim do nepotismo no Paraná. Até o momento, o parlamentar só angariou seis apoios. “Até o final do mês terei um número significativo de assinaturas”, afirma.
Torneira vazia
O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM) criticou ontem a não liberação de recursos do Programa Paraná Urbano, administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), aos municípios paranaenses.
Lei Seca
Hoje, aliás, será realizada na Assembléia Legislativa uma audiência pública sobre segurança pública, a partir das 13h30, por iniciativa do Movimento Pró-Paraná. Na pauta de discussões três tópicos: projeto de lei do deputado Plauto Miró (DEM) que prevê fechamento de bares às 22 horas, levantamento dos objetivos da Secretaria Municipal Antidrogas, informações sobre o Sistema de Segurança estendido aos bairros e meios de transporte coletivo, bem como dados sobre o Conselho Municipal Antidrogas.
Na prática
O reitor da UFPR, Carlos Moreira, foi aclamado pela ala requianista como o candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba no último final de semana, pregando a tese da renovação na política local. No mesmo encontro, porém, o peemedebista Célio Borba, teve recusado o registro de pré-candidato a vereador, sob o argumento de que a lista já está fechada. Borba reclama da exclusão, segundo ele em favor “das mesmas figurinhas carimbadas de sempre”, mostrando que o discurso do reitor não bate com a prática da direção do partido.
Atualizado
Falando em PMDB de Curitiba, a página do partido na internet ostentava a seguinte chamada em destaque: “PMDB vai escolher candidato a prefeito de Curitiba dia 29 de março”.
Em alta
A prevenção à dengue e o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, são alvo de uma série de ações da Prefeitura de Curitiba, na Rodoferroviária e no aeroporto. Hoje, o presidente Lula vai justamente pedir este empenho aos prefeitos.
Em baixa
Ontem, foi preciso colocar em prática a Operação Safra, porque a fila de caminhões chegou a 30 quilômetros. Desta vez, segundo o Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), foi devido à queda do link de dados da empresa Brasil Telecom.