Esclarecimento
Ao contrário do informado no sexto parágrafo da matéria “Ação impediu divulgação de GPP/JE”, publicada ontem, o juiz que rejeitou recurso do instituto GPP e do JE contra a suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral sobre as intenções de voto na disputa pelo governo do Estado no segundo turno foi Renato Lopes Paiva e não Renato Andrade.
Oportunismo
Foi só Lula ultrapassar Geraldo Alckmin nas pesquisas de intenção de voto no Paraná para que o governador licenciado e candidato a reeleição, Roberto Requião (PMDB), começasse a dar sinais de que vai descer do muro. Até agora, ele havia virado as costas ao antigo aliado — que foi determinante para sua eleição em 2002 —, por temer perder o voto dos simpatizantes do tucano, que teve votação muito superior ao do presidente no primeiro turno no Estado. Como Lula cresceu e Alckmin caiu significativamente, agora o governador pensa em rever sua posição. Puro oportunismo.
Suspense
Ontem, a informação entre os requianistas era de que o governador-candidato não participará do comício que Lula programou para amanhã, na Boca Maldita, em Curitiba. A alegação oficial é de que ele estará a caminho de Londrina para um evento previamente agendado. Mas que ninguém se surpreenda se o governador mudar de idéia e aparecer no palanque do petista.
Sinalização
O presidente estadual do PMDB, Dobrandino da Silva — que mesmo tendo hojeriza ao PT teve que engolir o acordo com o partido no Paraná para atender ao interesse de Requião —, já sinalizava no início da semana o desembarque requianista. Afirmou que o governador iria se definir ainda nesta semana. E admitia que não havia outra alternativa para o peemedebista, já que o adversário Osmar Dias se abraçou a Geraldo Alckmin.
Em alta
A Justiça Federal concedeu liminar à Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) que garante aos produtores do Estado o direito de poder utilizar sementes transgênicas de soja reservadas para uso próprio ou trocá-las na Conab por sementes certificadas.
Em baixa
A Justiça Eleitoral de Londrina apreendeu na manhã de ontem, em Londrina, milhares de exemplares de um jornal apócrifo que continha ofensas contra o candidato a governador Osmar Dias. A apreensão foi determinada pelo juiz da 189ª Zona Eleitoral.
* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.