Anunciada com estardalhaço, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a multa cobrada do Paraná pelos títulos públicos adquiridos com a privatização do Banestado já começa a refluir. Ao invés de CPI, os deputados governistas agoram falam na criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), com poderes reduzidos.


Desânimo
O próprio líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não demonstrou grande entusiasmo com a investigação. Segundo ele, o assunto poderia ser tratado pela Comissão de Fiscalização da Assembléia.


Contramão (I)
No momento em que todo o País discute formas de tornar mais transparentes os gastos do governo federal com cartões corporativos, no Paraná, o governador Roberto Requião veta projeto que previa a publicação das despesas de seus secretários com viagens, alegando não haver “interesse público” na proposta. Certamente não há é interesse do governo Requião em abrir a “caixa-preta” desses gastos, que segundo a oposição, passaram de R$ 200 milhões em quatro anos.


Contramão (II)
Requião também vetou a alegação de ser inconstitucional regulamenta a propaganda oficial em jornais do Paraná restringindo a sua publicação apenas em veículos de comunicação com mais de dois anos de circulação comprovada. Segundo o autor da projeto, Ney Leprevost (PP), a intenção é travar o surgimento de jornais “caça-níqueis”, que são comuns em época eleitoral para fazer propaganda de determinados candidatos e a detratação pública de outros.


Holofotes
Com as transmissões das sessões pela TV Sinal, não foram só os cuidados dos deputados com a aparência e o discurso que aumentaram. Agora também os horários passaram a ser respeitados rigorosamente. Antes do início das câmeras, frequentemente as sessões plenárias começavam com 15 minutos ou mais de atraso.



Liderança
O deputado Professor Luizão Goulart foi escolhido ontem para substituir Elton Welter na liderança da bancada do PT na Assembléia Legislativa. Tadeu Veneri, que também era cotado para o posto, assume a vaga de Luizão na Comissão de Constituição e Justiça.


Danos morais
O desembargador Egard Lippmann vai aguardar o julgamento do mérito da ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) para acabar com as abusos na Educativa, antes de entrar com a ação por danos morais contra Requião. O julgamento do pedido do MPF está previsto para hoje.


Baixaria
A campanha eleitoral ainda está longe, mas a baixaria já começou. Ontem, o Diretório Municipal do PSDB denunciou que está havendo a distribuição de “santinhos” falsos do prefeito Beto Richa, que sequer assumiu oficialmente a candidatura à reeleição, em uma evidente e primária tentativa de imputar-lhe a distribuição de propaganda eleitoral fora do prazo.


Aviso
Os falsos “santinhos” foram distribuídos pela manhã na Via Veneto e na Avenida Manoel Ribas, próximo do terminal de Santa Felicidade. A direção tucana já encaminhou a denúncia ao juiz da 1ª Zona Eleitoral, Roberto Massaro e ao procurador Regional Eleitoral, Néviton Guedes, para que sejam apuradas as responsabilidades.


Em alta
Sete autorizações de licitação e uma ordem de serviço para obras na Grande Curitiba foram liberadas ontem na Escola de Governo. O assunto foi para a pauta na última hora.  Requião queria achar algo à altura da secretaria antidrogas de Beto Richa. Não conseguiu.


Em baixa
Comitiva paranaense liderada pelo governador Roberto Requião defende hoje a inclusão de Curitiba no roteiro da Copa do Mundo de 2.014 se reúne hoje com opresidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Há que diga que há poucas chances.