Depois do Carnaval no “segundo escalão” do camarote presidencial no Rio de Janeiro, o governador Roberto Requião (PMDB) seguiu direto para a Argentina. O Paraná e a província argentina de Córdoba vão desenvolver ações conjuntas em diferentes áreas, visando o fortalecimento e a maior integração entre os dois estados. Para isso, hoje durante o Encontro Anual da Rede Internacional de Organismos Regionais de Promoção Comercial (RTPO), na Argentina, Requião e o governador de Córdoba Juan Schiaretti assinam o protocolo de intenções. Ou seja, o vice Orlando Pessuti assume o governo até domingo, quando acabam os compromissos de Requião. Em tempo, o compromisso na Argentina só surgiu ontem, quando foi postada reportagem na Agência de Notícias do Governo.
Paz carnavalesca
Por falar em Carnaval, as fotos do diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, se divertindo com o presidente Lula no camarote da Marquês de Sapucaí devem calar a boca de quem anda espalhando por aí que ele vai deixar o cargo. Pelo menos é isso que os petistas paranaenses esperam.
Folga
O feriado de Carnaval vai ser mais longo este ano para os deputados e senadores, que só retomam suas atividades no Congresso Nacional na semana que vem. Como as sessões deliberativas (com votações) foram marcadas somente para a próxima terça-feira, os parlamentares que se ausentarem das suas atividades no final desta semana não vão ter os salários reduzidos. E por aqui na Assembleia Legislativa será diferente.
Aviso
O juiz da 189ª Zona Eleitoral de Londrina, Luiz Tucunduva de Moura, foi informado ontem pelas duas coligações que não houve acordo em relação a redução do horário eleitoral gratuito neste terceiro turno entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT). O magistrado informou que, então, vai fazer valer as regras da eleição, com dois programas de 10 minutos para cada candidato todos os dias, com exceção do domingo. Eles também terão direito a 30 inserções no decorrer da programação.
Acordo
Nem tudo é desacordo entre Hauly e Barbosa. O juiz autorizou o início da campanha eleitoral de rua a partir do dia 1º de março. Os programas de televisão iniciariam no dia 3. Porém, os dois concordaram em começar as veiculações na televisão e no rádio e também a propaganda de rua a partir do dia 11. A propaganda eleitoral vai até dia 26. Ou seja: 14 dias.
Seca
A falta de notícias no plano político estadual durante o Carnaval transformou um simples encontro informal entre o senador Alvaro Dias (PSDB) e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) no Litoral do estado, no final de semana, em uma “acontecimento”. Ambos de bermuda e camiseta, os dois cumprimentaram populares, no que foi visto como um sinal de aproximação entre tucanos e peemedebistas para as eleições de 2010.
Intenções
Tanto Alvaro como Pessuti trocaram elogios e reafirmaram as possibilidades de alianças entre os dois partidos. O que não chega a surpreender, pois, com raras exceções como a do governador Requião – cuja truculência já virou folclore – poucos políticos dispensam apoios, ainda mais antecipadamente.
Em alta
O desconto de 7% para pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) atraiu quatro em cada dez contribuintes curitibanos. Dos 522,7 mil proprietários de imóveis, 39,97% fizeram o pagamento à vista.
Em baixa
O 11º boletim de balneabilidade — último boletim da temporada 2008/2009 — manteve os mesmos resultados na orla das duas semanas anteriores:dois pontos próprios para banho localizados no município de Guaratuba, na chamada Prainha e na praia de Caieiras