A repercussão do caso Carli Filho acabou indiretamente ajudando o governo Requião a esvaziar a polêmica sobre o reajuste do funcionalismo. Com as atenções voltadas para os desdobramentos do acidente envolvendo o deputado, a discussão sobre o aumento salarial dos servidores acabou em segundo plano. Não à toa, o governo – que até então vinha “empurrando com a barriga”, agora resolveu acelerar a tramitação do projeto para liquidar hoje mesmo a votação das emendas ao texto original.


Solidariedade
Tio de Carli Filho, o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) retornou ontem ao plenário da Assembleia depois de uma licença de uma semana, para acompanhar o parente. Plauto leu nota na tribuna da Casa, declarando solidariedade às famílias dos dois jovens mortos no acidente.


Prazo para renunciar
Entre os deputados é consensual a opinião de que o deputado Carli Filho deve renunciar, já que as evidências contra ele são mais do que suficientes. Até por isso, a cúpula da Assembleia Legislativa optou por um rito demorado para o processo de cassação, que poderia ir direto para o Conselho de Ética, mas vai passar pela Corregedoria, o que dá mais prazo para que Carli Filho renuncie.


Liderança
A senadora Ideli Salvatti (PT/SC) assumiu ontem a liderança do governo Lula no Congresso Nacional, em substituição Roseana Sarney (PMDB-MA), que renunciou ao mandato para assumir o governo do Maranhão. Com isso, encerram-se as especulações sobre a possibilidade do senador Osmar Dias (PDT) assumir o posto. Osmar chegou a ser sondado por Lula, mas a conversa não foi para frente, já que a aceitação era vista como sinal definitivo de que ele caminharia com o PT na eleição de 2010, rompendo a aliança com o PSDB no Estado.


Cabriteiro
A juíza Rita Borges Leão Monteiro, de Barbosa Ferraz, na região de Campo Mourão, determinou a suspensão das obras de construção de um “cabriteiro” na cidade de Corumbataí do Sul. A decisãoatende ação proposta pelo Ministério Público que acusa o prefeito de Corumbataí do Sul, Osney Picanço, e o secretário municipal de Obras, Nilton Paulo de improbidade administrativa. O “cabriteiro” estaria sendo erguido em um terreno particular, mais especificamente da família do secretário. O trabalho também teria empregado equipamentos e mão de obra do município.


Remédio garantido
O Juiz Federal Substituto Vicente de Paula Ataide Junior, respondendo pela 6ª Vara Federal de Curitiba, concedeu liminar a L.M.S. para que os réus União, Estado do Paraná e Município de Curitiba forneçam o medicamento Xolair (Omalizumab) num prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil a cada réu. A autora é portadora de doença denominada urticária crônica, angioedema e urticária demográfica, de difícil tratamento e que acarreta em limitação funcional.


Retaliações
Vereadores de Londrina derrubaram o pedido de suplementação orçamentária solicitado pelo novo prefeito, Barbosa Neto (PDT), para socorrer à Companhia Municipal de Transportes e Urbanização (CMTU). Barbosa diz que está sem dinheiro para pagar salários. Agora, sem o recurso, ele avisa “pode haver retaliação”. Mas tem vereador que diz que a retaliação já existe: “ele não aceitou nenhuma indicação para ocupar cargos que eu fiz”, disse um vereador, que não quer ver seu nome divulgado. Afinal, ele diz ter “ética”


Mudo
No final da semana que passou, quem esteve na Expoinga (Feira e Exposição Agropecuária de Maringá) foi o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Na cidade, manteve o clima de suspense. Antes de falar com a imprensa, avisou que não falaria da sucessão de Requião em 2010.


 



Agenda
        O Instituto dos Advogados do Paraná promove a palestra “Controle Democrático da Liberdade de Informação – Uma Lei Própria para Regular o Universo dos Meios de Comunicação”.  O evento acontece hoje, às 19 horas, no auditório do Instituto dos Advogados do Paraná, localizado na Rua Cândido Lopes, 128, 10º andar. A entrada é franca.



Em alta
O vereador Jonny Stica (PT) recolheu ontem assinaturas de colegas para a moção de apoio em prol da campanha “A Pedreira é Nossa”. O site da campanha (www.apedreirae
nossa.com.br) ultrapassou a marca de 5.200 assinaturas .


Em baixa
O vereador Professor Galdino entrou no TRE com pedido de desconsideração da solicitação do pedido de sua vaga na Câmara Municipal, feito pelo presidente  do PV. Melo Viana. O prazo teria acabado dia 15 de maio e Viana apresentou o pedido dia 16.