Na Assembleia Legislativa, a expectativa é de que nos próximos dias se confirme a renúncia do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), já que as provas contra ele em relação ao acidente que resultou na morte de duas pessoas são mais do que contundentes. Os parlamentares consideram que essa é a melhor saída para evitar o desgaste, para a Casa, de levar à frente o processo de cassação.
Enxurrada
Na semana que passou, deputados comentavam que vêm recebendo uma enxurrada de e-mails de eleitores indignados que cobram a cassação imediata de Carli Filho. Os parlamentares contam que nunca nenhum caso — nem mesmo o da luta contra a privatização da Copel — teve tanta repercussão no Estado.
Manobrista
Um dos advogados de defesa do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB) é o ex-secretário paranaense Rene Ariel Dotti. Ele vem a ser o defensor do médico José Guilherme Vartanian, que morava em Londrina e hoje trabalha no Hospital do Câncer, em São Paulo, que matou a chutes e pontapés o maringaense Marcos Kawamoto, em 1992. Dezesseis anos depois, com Vartanian livre, Dotti conseguiu que ele não fosse julgado até hoje.
IBGE
Censo (I)
Na quarta-feira, será criada, em Curitiba, a Comissão Censitária Estadual do Censo 2010 no Paraná. O evento contará com as presenças do chefe da unidade estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias Santos, além de representantes de órgãos públicos e empresas privadas e outras autoridades. A instalação ocorrerá às 10 horas, no auditório da Sede da Unidade do IBGE-PR, localizada na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 552, Curitiba.
Censo (II)
Na preparação do trabalho de campo, as CMGEs colaboram na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos quase 6,5 mil postos de coleta, na revisão de mapas e cadastros; no esclarecimento de dúvidas a respeito de divisas intermunicipais; e no posicionamento correto de localidades, entre outras atividades.
Eleições 2010
De saída
A decisão do governador Roberto Requião (PMDB) de excluir os deputados do PT que apoiaram as emendas ao projeto de reajuste salarial do funcionalismo público estadual deve ajudar a empurrar de vez os petistas para o colo do candidato do PDT ao governo, senador Osmar Dias. Já descontentes com os rumos da atual administração e prontos para desembarcar na canoa do pedetista, os caciques do partido veem na atitude de Requião a desculpa que faltava para se afastar de vez do peemedebista.
Novos ares
Deputados do PMDB descartaram a possibilidade do governador Requião querer “pegar carona” na tese de terceiro mandato para o presidente Lula. “Essa emenda não vai passar. É uma excrescência. E o Requião não quer mais ser governador. Quer respirar novos ares”, avaliou o deputado Nereu Moura (PMDB).
Rumos
O PSDB, por sua vez, prepara um encontro em Foz do Iguaçu para o próximo dia 5, com a presença das principais lideranças nacionais tucanas — entre elas os presidenciáveis governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves. Será uma boa oportunidade para conferir, afinal, para que lado vão os tucanos nas eleições de 2010 no Paraná.
Agenda
Em alta
O prefeito de Barracão e ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Joarez Lima Henrichs, assumirá no dia 27 o cargo de 1º tesoureiro no Conselho Diretor da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Em baixa
O Ministério Público Federal ajuizou Ação Civil Pública contra a União, o Estado do Paraná e o Município de Umuarama com o objetivo de garantir insulina para o tratamento de uma paciente com Diabetes Tipo 2.