Assembleia
Expectativa
Nos meios políticos paranaenses é grande a expectativa em torno do desenrolar das negociações entre o PT e o PDT do senador e pré-candidato ao governo, Osmar Dias. Empacada no plano estadual por conta da intransigência do PT paranaense, que não aceita desistir da candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado para colocá-la como vice de Osmar, a conversa agora será conduzida direto de Brasília. O presidente do PT nacional José Eduardo Dutra (foto) deve procurar o presidente do PDT nacional e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para tentar encontrar uma saída para o impasse.

Trunfo
Osmar tem como grande trunfo para emplacar suas exigências o fato de que o Paraná não tem opção de palanque competitivo no Estado para sustentar a campanha da pré-candidata do partido, Dilma Roussef, à Presidência da República. A região Sul é uma das que Dilma está mais longe do tucano José Serra (PSDB) nas pesquisas. Sem o pedetista, a ex-ministra teria que se contentar com um candidato próprio do PT paranaense, sem qualquer chance na disputa.

Vagas
Já o PT joga com o risco de Osmar ficar isolado se não tiver o apoio do partido. O secretário de nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), André Vargas, alega que o Democratas (DEM) e o Partido Popular Socialista (PPS) devem apoiar o candidato ao governo do PSDB, o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, e que o PMDB tem candidatura própria, com Orlado Pessuti. E que a única condição feita pelos petistas para apoiá-lo é a vaga de candidata ao Senado para Gleisi. Os aliados de Osmar rebatem afirmando que, com Gleisi na vice, abriria-se duas vagas de candidaturas ao Senado para atrair outros partidos da base aliada, como o PP de Ricardo Barros e o PMDB do ex-governador Requião.
 
Sustentabilidade
Enquanto Dilma cancelou a visita ao Paraná na semana passada por conta do impasse em torno das alianças no Estado, a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, desembarca na próxima quinta-feira, em Curitiba, para uma série de reuniões com as lideranças dos segmentos acadêmico, empresarial e religioso. Durante os encontros, Marina Silva reforçará o discurso sobre a importância do desenvolvimento com sustentabilidade, bandeira de campanha de seu partido. A senadora vai se reunir com o presidente do PV, Melo Viana, com o pré-candidato ao governo Paulo Salamuni e com dirigentes da capital e do interior. A agenda da pré-candidata inclui ainda uma palestra para o setor empresarial na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. No próximo dia 30, Marina também vai a Londrina, região norte do Estado, e participa do 26° Encontro Estadual e da pré-convenção Estadual do PV.

Adesivos
De repente, os carros da cidade começaram a circular com adesivos da candidatura ao governo de Orlando Pessuti (PMDB). O PMDB garante que não é obra do partido.

Dois pesos
Retirado abruptamente da Assembleia Legislativa para dar lugar ao suplente Rafael Greca (PMDB), o ex-deputado Mauro Moraes (PSDB) lamentou a velocidade com que a Mesa Diretora da Casa colocou em prática — com apenas um dia de prazo — a notificação expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) relatando a perda de mandato do tucano por suposta infidelidade partidária. A mesma agilidade deveria ser empregada nas respostas que a Mesa deve à sociedade, e que, apesar do esforço do Ministério Público e até da Polícia Federal, permanecem omitidas, disse. Mauro aguarda o julgamento de uma medida cautelar no Supremo Tribunal Eleitoral (STE) para reaver sua cadeira no Legislativo.

Posse
O juiz federal Márcio Antônio Rocha toma posse hoje, em Porto Alegre (RS), como desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O magistrado, nascido no Paraná, já vinha atuando no tribunal como convocado. Promovido pelo critério de antiguidade, Rocha assumirá a vaga aberta com o falecimento do desembargador federal João Surreaux Chagas, ocorrido em agosto de 2009.
 
Desenvolvimento
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, estará em Curitiba hoje para o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Paraná. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o BNDES e o governo do Estado.

Promessas
Uma proposta da vereadora Renata Bueno (PPS) apresentada à Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica da Câmara Municipal pode obrigar os eleitos a executarem  os compromissos assumidos durante a campanha. A Câmara  fica responsável pela fiscalização do plano, que precisará chegar ao Legislativo três meses após a posse, justificou.

Parabólica
Acontece hoje, às 10 horas, no auditório da OAB Paraná, a primeira audiência pública sobre as modificações da Lei Geral do Esporte, a  Lei Pelé, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A audiência foi  proposta pelo relator do projeto de lei 09/2010, senador Álvaro Dias. A intenção é colher sugestões e opiniões para possíveis alterações na lei. Conforme a assessoria do senador paranaense, confirmaram presença na audiência o ministro do Esporte, Orlando Silva; o presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Arialdo Boscolo; o vice-presidente do Clube dos 13, Marcos Malucelli; o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schimitt, e o ex-jogador Wilson Piazza, presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais. O evento é aberto para participação de lideranças dos segmentos esportivos e a sociedade em geral. A audiência vai ocorrer no auditório da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahu), a partir das 10 horas.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Filho, assina amanhã um Termo de Cooperação inédito com a Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, regional Paraná/Santa Catarina (ABCR-PR/SC) por meio do qual os alunos da graduação de Engenharia Civil terão contato direto com a rotina dos profissionais que atuam no planejamento, construção e realização de obras, além das áreas de logística e gestão rodoviária.

Em alta
O faturamento com exportações de CARNE DE FRANGO do Paraná aumentou de US$ 311 milhões no primeiro trimestre de 2009 para US$ 346 milhões no mesmo período de 2010. Foram abatidas 326,4 milhões de aves, o que representa 13% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em baixa
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar apontam que 5 milhões de pessoas no Brasil pagam por PLANOS DE SAÚDE com grave insuficiência de laboratórios, consultórios e hospitais — situação que possibilita dificuldades e negativas de cobertura para a realização de atendimentos.