A reunião semanal do secretariado contará de hoje com uma apresentação do capelão do Palácio das Araucárias, padre José Aparecido. Durante o encontro, ele fará uma exposição sobre a Carta de Puebla — na qual o governo de Roberto Requião é balizado —, que é a opção preferencial pelos pobres. Tem também o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, que apresenta um vídeo sobre o Sistema Miringuava de Abastecimento de Água, inagurado ontem. Os mais próximos do governador acham que os espetáculos na escolinha acabaram definitivamente. As multas estabelecidas pela Justiça pelo uso indevido da TV doeram no bolso e o governador já estaria pensando no Senado. É esperar para ver.
Favores
José Álvaro Carneiro assumiu a superintendência do Ibama no Paraná. Antes, ele era presidente do conselho gestor da Ilha do Mel, mas teve que deixar o cargo porque é genro do secretário Forte Neto, do Desenvolvimento dos Municípios, o que caracterizava nepotismo. Foi então que o deputado federal Angelo Vanhoni (PT) resolveu indicá-lo para o cargo. Uma mão lava a outra.
Impasse
O imbróglio sobre o debate da RPC, previsto para o dia 2 de outubro, ainda não foi resolvido. A emissora estendeu o prazo, a pedido dos candidatos, para a confirmação do evento. O debate só acontece entre seis candidatos, o que significa que dois teriam que desistir de participar. Informações de bastidores dão conta de que a oposição estaria realizando reuniões para tentar realizar um sorteio e até mesmo o reitor Moreira teria colocado seu nome à disposição. No entanto, até agora, não há qualquer posicionamento oficial dos candidatos. Caso nenhuma desistência seja confirmada até quarta-feira, a RPC cancela o evento.
Barrado
A pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Maringá, realizada pelo Ibope e encomendada pela RPC, foi barrada por não ter obtido registro na Justiça Eleitoral. O Instituto recorre da decisão do juiz Alexandre Kozechen, que acolheu representação da coligação “Sou Mais Maringá”, formada pelo PSB e DEM. A pesquisa, que deveria ouvir 602 pessoas até amanhã, é a segunda realizada em Maringá nesta campanha que não consegue registro. Na primeira pesquisa em Maringá, realizada na última semana de agosto, o Ibope apresentou recurso ao TRE e TSE e em ambos a tentativa de suspender a decisão do juiz maringaense foi negada.
Pegando fogo
Dos nove candidatos a prefeitura de Londrina, apenas Antonio Belinati (PP) não compareceu ao debate realizado no domingo pela TV Tropical (CNT). Além de uma troca de farpas entre os candidatos Barbosa Neto (PDT) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), os telespectadores presenciaram as acusações de Vilson Machado (PSOL) contra André Vargas (PT), de estar comprando votos.
Crédito
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba em primeiro turno, na manhã de ontem, a liberação de crédito para a Prefeitura no valor de R$ 730 mil. O documento não recebeu emendas. O recurso será empregado na reforma e ampliação de oito estações-tubo da Linha Interbairros II: Centro Politécnico, Colégio Militar, Praça das Bandeiras e Praça das Nações, Agrárias, Salgado Filho, Teffé e Xaxim.
Debate
Na votação do projeto que prevê a liberação de crédito para construção de um Núcleo de Proteção ao Cidadão, o mapeamento da violência na cidade marcou o debate. A discussão foi iniciada pela oposição, que apresentou duas emendas. Vereadores indagaram quais critérios da administração municipal definiram o bairro Bom Retiro como o local a ser implantado o Núcleo de Proteção ao Cidadão, previsto na mensagem.
Em alta
A Prefeitura de Curitiba publica hoje novo prazo para a licitação de seleção das funerárias que atenderão o Serviço Funerário Municipal. Serão abertas 25 permissões para atender o serviço funerário da cidade por 10 anos.
Em baixa
O Ministério Público Federal de Francisco Beltrão ajuizou ação civil pública contra construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. O MPF identificou ilegalidades no licenciamento ambiental da usina em risco ao Parque Nacional do Iguaçu.