Mesmo sem confirmação oficial da saída do procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda do governo, as especulações em torno do nome de seu substituto já são grandes. Na lista dos “procuradoráveis” estão Marco Antonio Berberi (ex-diretor geral da Secretaria de Segurança, ex-diretor jurídico da Casa Civil e atual presidente do Ipem) e Pedro Henrique Xavier (ex-presidente do conselho diretor da Sanepar e diretor jurídico do DER). O balcão de apostas está aberto.


Pesado
Na Sanepar, por sua vez, o clima anda pesado. A turma está dividida. Uns apóiam o procurador Sérgio Botto, que pretendia fazer um pente-fino em determinadas diretorias. Outros, no entanto, estão fechados com o presidente da companha Stênio Jacob. Por via das dúvidas, ninguém fala mais nem no telefone sobre o assunto. Desconfiam de escutas.


Gente hipócrita
O vereador Pedro Paulo (PT), aproveitou a dica do presidente Lula e apresentou projeto de lei para instituir o Dia Municipal Contra a Hipocrisia. “O indivíduo até pode ser hipócrita mas a sociedade como um todo não. Não temos o direito de fingir sentimentos ou crenças que na verdade não temos, isso apenas aprofunda preconceitos”, analisa Pedro Paulo. Então tá.


Levante
A presidência do diretório do PSDB municipal vai dar muito pano pra manga. Na reunião da executiva estadual na segunda-feira, os deputados ventilaram o desejo de ficarem com o cargo. A manifestação foi encarrada como uma provocação pelos vereadores tucanos. Luiz Ernesto quer os vereadores no comando, assim como todos os outros da bancada. Segundo Ernesto não tem cabimento os vereadores participarem da executiva nacional porque a maioria não tem como se deslocar até Brasília para as reuniões. Os vereadores ameaçam até deixar o ninho tucano.


Pacificador
O líder do prefeito na Câmara, Mário Celso Cunha, sugeriu que o atual presidente, João Cláudio Derosso, seja reconduzido ao posto até a eleição do próximo ano – para evitar qualquer divisão dentro do partido.


No páreo
Até o momento dois vereadores já se declararam candidatos: Nely Almeida e Celso Torquato. O deputado estadual Rui Hara abandonou a idéia depois que assumiu na Assembléia e por defender a tese de que o Diretório Municipal deve ser dirigido por nomes ligados ao município.


Caixa preta
O deputado estadual Marcelo Rangel, líder do PPS na Assembléia Legislativa, ficou decepcionadocom a postura da bancada situacionista que impediu a aprovação de um requerimento solicitando informações sobre os gastos do governo Roberto Requião com propaganda, nos anos de 2005 e 2006. “A partir de agora tenho o direito e o dever de desconfiar que alguma coisa não está correta e que pode acobertar desmandos”, disse ele. O detalhe é que o deputado afirma que  matéria passou na primeira votação, mas após a revisão dos votos, o requerimento acabou rejeitado por 23 a 17 votos.


O documentário
No sábado, a Paraná Educativa exibirá uma espécie de documentário de um homem só, às 20 horas, com duração de uma hora. A estrela é o irmão do governador, o superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião.. O motivo: o Porto comemora 72 anos na semana que vem Ninguém merece.


 


Em alta
O número de processos julgados, de 1º de janeiro a 28 de fevereiro deste ano, superou em 1.771 o número de processos distribuídos no período pelo Tribunal de Justiça do Paraná.. No total, foram distribuídos 9.469 processos e julgados 11.240.


Em baixa
Com a indicação do pedetista Carlos Lupi para o Ministério da Previdência, a  nomeação do senador Osmar Dias para a pasta da Agricultura fica praticamente impossível, já que o partido tem direito a apenas uma indicação no governo Lula.