O PT e o PMDB, que juntos somam cinco vereadores, anunciaram ontem que pedirão uma abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara de Vereadores de Curitiba para investigar o caso das fitas divulgadas nos últimos dias, tentando incriminar membros da campanha do prefeito Beto Richa (PSDB). O líder do governo na Câmara, Mário Celso Cunha (PSB), afirmou que não acredita que a oposição conseguirá as 13 assinaturas necessárias para apresentar o requerimento para abertura da CPI.
Caixa dois
O vereador argumentou que “já existe um processo em andamento no Ministério Público, que deverá esclarecer os fatos, mostrando os verdadeiros mentores desta grande armação”. Mario Celso lamentou o que chamou de “choro dos derrotados”, quando os candidatos derrotados nas últimas eleições tentam atingir o prefeito Beto Richa, criando um clima de inveja, visando caracterizar o episódio como um Caixa Dois. Mario respondeu aos ataques lembrando que no Fantástico de 2005, o próprio presidente Lula admitiu o suo de Caixa Dois em campanhas do PT, inclusive afirmando que o PT fez, do ponto de vista eleitoral, é o que é feito no Brasil sistematicamente, reconhecendo o uso desta prática que nem de longe se compara aos episódios do PRTB”.
Lógica
O deputado estadual Ney Leprevost (PP) saiu ontem em defesa do prefeito Beto Richa (PSDB) no plenário da Assembleia Legislativa. Leprevost lembrou que Beto foi reeleito com mais de 70% dos votos na eleição do ano passado, portanto não teria qualquer sentido em participar de um esquema de compra de apoio político. O deputado elogiou a atitude do tucano de demitir sumariamente os envolvidos na denúncia.
Guerra
O presidente estudual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, afirmou que o partido está tranquilo em relação as acusações levantadas contra o prefeito. Segundo Rossoni, Beto tem que estar pronto a dar a resposta já que como favorito à corrida sucessória estadual, é natural que comecem a surgir esse tipo de denúncia com a intenção de minar sua liderança.
Sobraram nove
Das 34 emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, nove foram acatadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba. A reunião para analisar o documento foi ontem e dirigida pelo presidente Paulo Frote (PSDB). Agora, a matéria entrará na pauta de votação em plenário, nos próximos dias 29 e 30 deste mês.
Álcool (I)
A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, acatou recurso proposto pela Procuradoria Jurídica da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), e cassou a liminar de primeira instância, que suspendia a operação do Terminal Público de Álcool de Paranaguá.
Álcool (II)
O Terminal Público de Álcool teve suas atividades suspensas, em novembro do ano passado, por força de liminar concedida pelo Juizado Especial Federal de Paranaguá, em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Ao propor a ação, o MPF alegou irregularidades no licenciamento ambiental da unidade e que as atividades do terminal público ofereceriam risco às famílias residentes nas vilas Becker e Canal do Anhaia, vizinhas à unidade.
Agenda
O Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) de Curitiba está completando 10 anos. A data será comemorada hoje, a partir das 9h30, no espaço Expo Unimed da Universidade Positivo, quando terá início uma capacitação para os 1116 profissionais da área em atuação na cidade. O evento será aberto pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio de sua Assessoria Legislativa, lança na próxima quinta-feira (25), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, a Agenda Legislativa 2009. A publicação será entregue pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ao presidente da Assembleia, Nelson Justus.
Em alta
Os deputados aprovaram , em terceira discussão, o projeto de lei 462/08 que propõe o uso de merenda orgânica nas escolas estaduais. Foi acatada a emenda que sugeriu que além de orgânica a merenda deve conter alimentos funcionais.
Em baixa
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que não foi eleito para “limpar as lixeiras da Casa”, mas para presidi-la politicamente. A afirmação foi feita em resposta ao discurso do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).