A revisão do Tratado de Itaipu — principal bandeira da campanha do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, amigo do governador Requião — poderá representar um custo a mais para o consumidor brasileiro na conta de luz. Hoje a hidrelétrica é responsável por 19% da energia consumida em todo o País e 91% da energia consumida no Paraguai. Ou seja, qualquer renegociação no preço da eletricidade gerada, conforme pleito do governo paraguaio, vai direto para o bolso dos consumidores brasileiros.
É só o começo
Uma eventual revisão nas tarifas da eletricidade de Itaipu não implicaria em mudança no tratado de 1973 que deu origem à usina binacional. O acordo não fixa tarifas. Apenas prevê que elas serão revistas conforme o custo de variação da geração de energia elétrica, segundo informou a Itaipu Binacional. Essa revisão é feita todo mês de outubro.
Mais confusão
Por isso, segundo a Itaipu, não há contradição entre a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o tratado não será revisto, e a do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, de que se pode estudar uma remuneração mais justa ao Paraguai – embora, para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a remuneração paga ao país vizinho já seja justa.
Casório
O líder do governo na AL, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), comentou ontem que compareceu ao casamento da filha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, no final de semana, em Porto Alegre. Por sorte, o pedágio ainda não entrou em operação no trecho…
Pânico
Segundo Romanelli, durante o casório, Requião foi um dos entrevistados pelos humoristas Vesgo e Silvio do “Pânico na TV”. O programa vai ao ar nos domingos à noite. Os paranaenses aguardam ansiosos para ver a participação do governador.
Pimenta
O deputado estadual Ney Leprevost (PP) apresentou ontem requerimento à Mesa Executiva da Assembléia Legislativa pedindo que o projeto de autoria do Governo Estadual, que cria182 cargos em comissão na Secretaria de Saúde, seja analisado também pela Comissão de Saúde, da qual ele é presidente.
Granizo
A deputada Cida Borghetti (PP) cobrou do governo auxílio imediato aos moradores de Maringá que ficaram desabrigados depois da chuva de granizo da última segunda-feira. Faltaram lonas.
Visita ilustre
O prefeito Beto Richa recebe hoje pela manhã o ex-governador tucano Geraldo Alckmin. Pela manhã, eles se reúnem para discutir administração pública e política. À tarde, Alckmin vai conhecer um Biarticulado. Ele e Beto vão passear na linha Rui Barbosa – Campina do Siqueira – Campo Comprido.
Infiéis
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) cassou, na sessão de ontem, mais três vereadores acusados de infidelidade partidária. Paulo Sérgio Costa, de Ibaiti, se elegeu pelo PFL e migrou para o PDT; José Francisco Almeida, de Bandeirantes, foi eleito pelo PMDB e está no PPS; Eliana Ramos Damasceno, de Jaguapitã, trocou o PMDB pelo PSDB. Com as novas decisões, já chegam a 33 os infiéis paranaenses que perderam o mandato.
Em alta
A Campanha do Agasalho – Doe Calor 2008, promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) com o apoio da Prefeitura de Curitiba e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) será lançada hoje às 14h30, no salão redondo do Parque dos Tropeiros, na CIC.
Em baixa
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação na Assembléia recebeu ontem dois representantes do Porto de Paranaguá: Daniel Lúcio de Souza e, Luiz Henrique Tessuti. Os dois foram bombardeados por perguntas e ainda sobraram questionamentos.