O mais aliviado com o perdão do Supremo Tribunal Federal (STF) aos infiéis que cometeram a “traição” antes do dia de 27 de março foi o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), que pelo PPS foi o segundo deputado federal com mais votos. Não cansou de comemorar a vitória. No mesmo dia da decisão fez festa em casa e na sexta-feira pela manhã comemorava com assessores na panificadora Sonipão, em Santa Felicidade, durante o café da manhã. E no fim de semana, estava programado mais churrasco. E não é para menos. Ratinho Júnior foi um dos parlamentares que mais se envolveu no processo de defesa.
Base
O senador Osmar Dias (PDT) considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de o mandato ser dos partidos e não dos parlamentares irá servir de base para a reforma política, hoje em curso no Congresso Nacional. “O mandato tem de ser dos partidos mesmo. O troca-troca de legendas tem sido o fator causador de muitos escândalos no Congresso”, afirmou. Na opinião de Osmar, a fidelidade deve ser ao partido e ao seu conteúdo programático. Ele defende que se estabeleça também regras claras sobre o programa partidário.
Novo secretário
O ex-deputado estadual Neivo Beraldin assume na segunda-feira a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Beraldin substitui Raul Plassmann, que deixa a secretaria para se dedicar à crônica esportiva. “Plassmann trouxe prestígio e experiência para a equipe. Em pouco mais de dois anos, a Secretaria do Esporte e Lazer dobrou o número de pessoas atendidas e desenvolveu um trabalho de alto nível, que deve ser continuado e ampliado por Beraldin”, afirmou o prefeito Beto Richa. Tanto Plassmann como Beraldin são filiados ao PDT.
Preterido
O deputado federal paranaense André Vargas deu adeus ao sonho de emplacar seu nome para a presidência nacional do PT. O escolhido pelo Campo Majoritário – grupo que controla a sigla – foi o atual presidente e deputado Ricardo Berzoini, que até então resistia em concorrer à reeleição. Como consolo, ele deve ser indicado para compor a Executiva Nacional da legenda.
Psol
Depois de uma passagem relâmpago pelo PMDB do governador Roberto Requião, de onde já saiu por ver que não havia espaço para suas pretensões de disputar a prefeitura de Curitiba, a ex-deputada federal Dra. Clair anunciou na sexta-feira sua filiação ao PSOL. A entrada dela no partido foi acertada após a visita da ex-senadora Heloísa Helena a Curitiba esta semana.
Contagem
O escritório regional do IBGE no Paraná divulgou na sexta-feira os números oficiais da contagem populacional dos municípios do Paraná. A partir do dia 5, os municípios do Paraná insatisfeitos com os resultados do censo populacional do IBGE têm 20 dias para contestar o números. De acordo com o procurador jurídico da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júlio César Henrichs, a reclamação administrativa deverá ser fundamentada com dados comprovando que a população do município reclamante é incompatível com a publicada pelo IBGE, como informações eleitorais, cadastros do SUS, número de ligações da rede elétrica e de água.
Em alta
O GOVERNO LULA mostrou que vai sim privatizar as rodovias federais na próxima terça-feira. Conseguiu derrubar duas liminares e seguir com o processo para o desespero do governo Requião e da Copel, que correm contra o tempo.
Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender o pagamento à Redram Construtora por serviço prestado à Operação Tapa-Buracos, realizadas no Paraná, por falta de licitação.O superintendente do Dnit no Estado, David Gouvêa, vai ter que pagar multa de R$ 5 mil.