Algumas nomeações e promoções que beneficiam parentes de membros da diretoria da Copel começam a chamar a atenção até mesmo do Palácio Iguaçu. Seriam genros, namoradas e até filhos que de uma hora para outra assumem cargos e consultorias estratégicos para a companhia. Como não têm muita experiência, o trabalho acabaria sobrando para os subalternos, que realmente entendem dos assuntos. O governador Roberto Requião já mandou assessores apurarem o caso, e se for confirmado, promete acabar com a festa.


Aumento de salário
Por falar em cargos, tem gente de olho no novo salário de secretário do assessor Especial de Assuntos de Curitiba, Doático dos Santos (PMDB). São os credores de sua campanha a vereador de 2004. A cobrança das dívidas já está na justiça. Também tem gente do próprio PMDB com ataque de ciúmes do salário de Santos. Eles também não foram eleitos, mas estão em cargos mais “humildes”.


Inspeção no Cindacta
A Comissão Externa do Controle do Tráfego Aéreo da Câmara dos Deputados visitou ontenCentro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1),  em Brasília.  Nesta semana, a visita surpresa, será a vez do Cindacta 2, em Curitiba. Os deputados vão ao centros para averiguar as possíveis razões para os atrasos e cancelamentos de vôos, além de conversar com os controladores de vôo.


Mudança de planos
O ex-prefeito Cassio Taniguchi (PFL) já teria aceitado o cargo de secretário de planejamento do Governo do Distrito Federal. Melhor para Airton Roveda (PDT), seu suplente, que assumirá o cargo logo no início do ano, após a posse.


Terceira via
Os dirigentes sindicais da Nova Central, Federações de Trabalhadores e CGT trabalham para tentar emplacar  o nome do advogado paranaense Edésio Passos(PT) para ser o novo ministro do trabalho. Mas tudo indica que será em vão. Como a CUT defende a continuidade do atual ministro Luiz Marinho(PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar um terceiro nome. A indicação do vice Orlando Pessuti (PMDB) para a Agricultura também enfraqueceu.



Projeção
No Palácio Iguaçu já está em pleno curso o projeto para dar maior visibilidade nacional à atuação do peemedebista visando a disputa presidencial de 2010. Um exemplo é a briga de atrair para Curitiba o Fórum Social Mundial – tradicional evento da esquerda anti-globalização – em 2008 ou 2009. Para isso, uma delegação estadual será enviada à próxima edição, que acontece em Nairóbi, no Quênia, entre os dias 20 e 25 de janeiro.


Rifas
A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade, na semana passada , projeto de lei apresentado pelo deputado Luiz Carlos Martins, líder do PDT, que restringe a organização e a venda de rifas e bingos por alunos matriculados nas escolas estaduais do Paraná. O projeto de nº 264/2006, recebeu emenda aditiva do deputado Edson Luiz Strapasson, que determina que apenas as comissões de formaturas de 8ª séries, ensino médio, superior e a Associação de Pais, Mestre e Familiares (APMF) podem realizar esse tipo de arrecadação.


Rifas (II)
A medida visa proteger a criança de situações constrangedoras e de risco. “Elas  ficam sujeitas a atropelamentos, seqüestros e até coisa pior”, disse Martins. O deputado afirmou ainda que o projeto é uma reação à barbárie cometida contra uma menina que foi morta ao sair de casa para vender rifas. O crime aconteceu em maio deste ano em Quatro Barras e ainda não foi solucionado.


Em alta
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR)  des. Clotário de Macedo Portugal Neto, preside na amanhã, a partir das 16 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Teatro Guaíra), a Sessão Solene de Diplomação dos Eleitos nas Eleições 2006 no Paraná.


Em baixa
A exemplo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que demorou para se integrar virtualmente ao cadastro nacional de ocorrências, o Procon-PR também segue a mesma linha. O órgão ainda não fornecerá dados ao cadastro nacional de empresas que não respeitam o consumidor.