O presidente do PMDB do Paraná, deputado estadual Waldyr Pugliesi, ficou fulo da vida com a presidente nacional do partido, deputada federal Íris Araújo (GO), que sumiu de Brasília para não ter que receber o pedido de registro da pré-candidatura do governador Roberto Requião à Presidência da Republica, na terça-feira. Pugliesi teve que contentar em ser recebido por um funcionário do partido. “Onde estava ela?”, questionou Pugliesi, que denunciou supostas manobras da cúpula peemedebista para boicotar a iniciativa de Requião. “Uma mulher deveria ter no mínimo a cortesia de estar no diretório sabendo que nós estaríamos lá”.


Novo bolo à vista
O governador paranaense Roberto Requião (PMDB), aliás, vai dar com a cara na porta amanhã, quando vai ao Mato Grosso do Sul, para lançar sua pré-candidatura à Presidência da República. O governador André Puccinelli avisou ontem, em entrevista ao site Midiamax (www.midiamax.com.br) que “sua agenda” está cheia na sexta-feira, porque precisa viajar para o interior do Estado. Questionado se aprovaria a ideia de Requião disputar a Presidência, Puccinelli nada quis responder. “Sexta estarei andando pelo Estado”, esquivou-se. O governador mencionou ter sido pego de surpresa com a visita de Requião. Disse que os dirigentes do PMDB nada o avisaram e muito menos Requião. “Ele não me ligou dizendo que vem. Eu nem vou estar aqui”, respondeu.


Devolução
Empresas que foram beneficiadas pela anistia proposta pelo governo Requião, por decreto, sem autorização Legislativa, podem ter que devolver aos cofres públicos os valores recebidos pelos benefícios fiscais oferecidos. É que a Assembleia deve votar na semana que vem, decreto legislativo suspendendo os efeitos da decisão do governador, que ofereceu redução de multas e juros sobre os impostos atrasados, em especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)


Ilegal
A anistia e remissão de ICM e ICMS foi baixada através do decreto número 5.230, de 17 de agosto deste ano, que foi alterado para o número 5324, de 27 de agosto de 2009. Segundo o deputado Ademar Traiano (PSDB), o decreto só teria eficácia jurídica se fosse validado por meio de acordo entre o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e lei aprovada pela Assembleia Legislativa, o que não aconteceu. A Comissão de Constituição e Justiça da Casa já considerou ilegal e inconstitucional a anistia.


Dia do voluntariado
O ex-ministro e guru tucano Euclides Scalco foi homenageado ontem na Câmara de Curitiba. Scalco, que é presidente do conselho superior da associação dos amigos do Hospital de Clínicas, recebeu o prêmio ‘Dia do Voluntariado’. Os vereadores tucanos aproveitaram a oportunidade para tentar convencer Scalco a retornar à política e coordenar a campanha de Beto Richa ao governo do Estado em 2010. O ex-ministro se mostrou irredutível.


Certidões
A ONG Transparência Brasil enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ofício sugerindo que  seja publicada na Internet das informações contidas nas declarações entregues pelos candidatos. Pela lei eleitoral brasileira, no ato do registro de candidatura os postulantes a cargos eletivos devem apresentar certidões criminais fornecidas por órgãos da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual. A Transparência também recomendou a criação de um instrumento eletrônico para o registro de tais informações para que elas sejam acessadas de modo eficaz na Internet.


Patrimônio (I)
Centro histórico da primeira cidade do Paraná pode receber chancela de patrimônio federal  O tombamento federal de Paranaguá será levado ao Conselho Consultivo do Iphan, que estará reunido, hoje, em Minas Gerais.  O plano diretor do município, em 1967, já considerava a região como área de proteção rigorosa. A área a ser reconhecida e protegida como patrimônio nacional pelo Iphan  engloba odo o núcleo mais antigo da cidade, indo desde a Igreja de São Benedito, na Rua Conselheiro Sinimbu até a Rua Visconde de Nácar. Engloba importantes exemplares da arquitetura colonial brasileira, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Colégio dos Jesuítas, a Igreja da Ordem 3ª de São Francisco das Chagas, além da antiga Rua da Praia.


Patrimônio (II)
O tombamento estadual ocorreu em 1990. Segundo La Pastina, no centro histórico há três monumentos tombados pelo Iphan, que agora pretende sua chancela a todo o conjunto arquitetônico e urbanístico. A ocupação inicial dessa região do Paraná se deu por volta de 1550, na Ilha de Cotinga, ligada ao início da exploração do ouro no Brasil.



Parabólica
– Tem dono de bar que já avisou que não vai abrir as portas no domingo à noite se o Coritiba for rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Mas não é por amor ao time. A medida é para evitar problemas. O receio é que a queda do time do Alto da Glória possa desencadear confrontos entre coxas brancas e rubros negros. Afinal, se acontecer do Coritiba cair, os torcedores serão alvo das gozações do time rival. Daí, os ânimos podem se alterar. Alguém duvida disso?


– O vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, é Cavaliere dell’Ordine della Stella della Solidarietà Italiana. Ele recebeu a condecoração na noite de terça-feira, concedida pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e entregue pelo regente do Consulado-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Vittoriano Speranza, em solenidade realizada no teatro do espaço cultural Santa Maria.


EM alta
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançou um novo portal com informações sobre a doença. Ele pode ser acessado no site https://www.inca.gov.br. Criado no Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o portal apresenta uma versão mais leve do que a anterior e destaca as mais recentes notícias sobre câncer .


Em baixa
O prefeito de Mauá da Serra (Norte do Estado), Hermes Wicthoff, terá de pagar multa de R$ 1.141,48 por irregularidades na prestação de contas de 2008. O Tribunal de Contas considerou que as despesas com publicidade superaram tanto a média dos últimos três anos quanto o valor gasto no ano anterior à eleição.