O anúncio ontem do novo secretariado do prefeito Beto Richa (PSDB) põe fim as especulações que proliferaram nas últimas semanas, a maior parte delas fomentada por quem tentava emplacar seus preferidos, mesmo não tendo qualquer autoridade para tal. O tucano mostrou mais uma vez que não abre mão do controle absoluto sobre a sua administração, e mesmo as indicações partidárias passaram pelo crivo da competência técnica.
Nome forte
A ascensão do ex-ministro da Saúde e deputado federal Alceni Guerra à Secretaria Municipal de Planejamento confirma que Beto Richa está mesmo disposto a formar uma equipe de alto nível, capaz de lhe dar o suporte necessário para eventuais vôos mais altos na política nacional. E mesmo que não tenha obsessão por disputar o governo em 2010, o prefeito demonstra também que não perderá a oportunidade de se credenciar como nome forte na sucessão estadual.
Fernanda Richa fica
A primeira-dama Fernanda Richa voltará a ser presidente da Fundação de Ação Social (FAS) a partir de 1 de janeiro. Fernanda Richa foi presidente da FAS de janeiro de 2005 a junho de 2008, quando pediu exoneração para trabalhar na campanha de reeleição de Beto Richa. “A Fernanda fez um excelente trabalho na FAS, que equivale à Secretaria de Ação Social, então é natural que seja reconduzida ao cargo”, disse Beto Richa. Depois da campanha, Fernanda Richa recebeu diversas manifestações populares pedindo seu retorno à FAS. Dois abaixo-assinados com milhares de assinaturas foram protocolados na Prefeitura em favor do retorno de Fernanda
Difícil
Os promotores e funcionários do Ministério Público do Estado (MP-PR) andam reclamando da dificuldade de encontrar o procurador-geral de Justiça, Olympio Sotto Maior, seja pessoalmente ou por telefone. Não se sabe se é muito trabalho ou “salto alto”.
Moral baixa
Não bastasse a confusão em torno da eleição para prefeito, e os escândalos da atual legislatura – que envolvem pesadíssimas acusações de cobrança de propina por parte dos atuais vereadores, a Câmara Municipal de Londrina ainda consegue arranjar formas de se enterrar ainda mais perante a opinião pública. Na última segunda-feira, mais três processos que investigavam denúncias de corrupção contra vereadores londrinenses foram arquivadas por supostas falta de provas. Depois os políticos não sabem porque andam com a moral baixa entre a população.
Empenhado
O vice-governador Orlando Pessuti encaminhou correspondência ontem aos ministros Orlando Silva (Esporte), Luiz Barreto (Turismo), Paulo Bernardo (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Gabinete da Presidência), anexando moções de apoio à indicação de Curitiba como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA-2014, firmadas pelos parlamentares e senadores da bancada federal, deputados e vereadores.
Copa
O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, informou ontem que o governo lançará, até maio de 2009, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014. O anúncio será feito após o anúncio das cidades que sediarão a competição no Brasil. De acordo com o ministro, ainda não foi definido um orçamento para a Copa porque é preciso saber quais serão as cidades escolhidas pela Fifa.
Em alta
A Secretaria Municipal da Saúde está terminando 2008 com doze obras entregues no ano, sete em execução e outras nove para começar a partir de janeiro. Entre as novas estão a construção de equipamentos como um hospital, seis unidades de saúde, um centro de urgências médicas .
Em baixa
Embora um quarto dos vôos de ontem registrasse mais de meia hora de atraso, e mais da metade dos vôos da Gol tenha decolado fora do horário programado, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) assegura que não há caos aéreo às vésperas do Natal.