Ouvidor geral do Estado, Luiz Carlos Delazari não gostou nada das declarações do novo presidente do conselho de administração do Paraná Previdência, Sérgio Botto de Lacerda, que reafirmou a intenção de revisar a aposentadoria recebida pelo colega de governo. Em nota divulgada à tarde, Delazari afirma que sua aposentadoria é legal, bem como o fato dele não pagar Imposto de Renda por ter uma doença grave. “A exploração do assunto é uma aleivosia – nova diatribe factóide e inócua movida por ódios pessoais”, conclui o ouvidor.
Reincidente
Não é a primeira vez que Botto compra briga com outro integrante do governo. Em abril, ele deixou o conselho de administração da Sanepar e o comando da Procuradoria Geral do Estado, após intensa troca de farpas com o presidente do mesmo conselho, Pedro Henrique Xavier, envolvendo os negócios nebulosos da companhia com a empreiteira Pavibrás.
W.O.
As emendas ao projeto que proíbe a abertura de investigação contra administradores públicos nos três poderes do Estado a partir de denúncias anônimas acabaram não sendo votadas na reunião de ontem da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. O motivo: falta de quórum mínimo para qualquer votação. Ficou tudo para terça-feira.
Definido
Terminou ontem o prazo para a inscrição de chapas e candidatos ao comando do PT paranaense. Como adiantado aqui nesta coluna, três nomes vão disputar a presidência estadual do partido: a ex-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Assis do Couto, e o vice-prefeito de Sarandi José Aparecido da Silva – Zezinho. A eleição acontece no início de dezembro, em dois turnos. Em Curitiba, a disputa pela presidência do diretório municipal do PT ficará entre o vereador André Passos, Nivaldo Lourenço Vieira e José Alves, o Zuca.
Nova gramática
Líder do PMDB na Assembléia, e conhecido por sua verve ácida, o deputado Waldir Pugliesi inventou ontem um novo verbo: “batistar”. Seria algo como assinar um documento e depois dizer que não o fez, ou retirar a assinatura. A brincadeira é uma referência direta ao episódio envolvendo o deputado Dr Batista (PMN), que assinou a PEC do nepotismo e depois disse que o fez sem ler.
Mania de grandeza
A megalomania dos requianistas não tem limite. Pugliesi afirmou ontem que os preços das tarifas dos novos pedágios federais definidos no leilão de terça-feira foram mais baixas do que o esperado por causa da participação da Copel. Isso apesar da companhia ter disputado apenas um dos sete lotes em jogo, e perdido feio a disputa.
Circo
O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB-PR) ganhou destaque na mídia nacional ontem ao afirmar que fechou parceria para que a TV educativa do Estado veicule programação da emissora do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Telesur . Soltou a informação em entrevista sobre pedágio. Queria mesmo era aparecer.
Mudança
O ex-goleiro da seleção brasileira, Raul Plasmann, confirmou ontem que filiou-se ao Partido Progressista (PP) no dia 5. Raul, no entanto, não pretende ser candidato a vereador nas eleições de 2008. Plasmann também fez questão de esclarecer que sua saída do PDT não representa um rompimento com o senador Osmar Dias.
Mudança
O ex-goleiro da seleção brasileira, Raul Plasmann, confirmou ontem que filiou-se ao Partido Progressista (PP) no dia 5. Raul, no entanto, não pretende ser candidato a vereador nas eleições de 2008.
Em alta
No primeiro dia de trabalho da CPI das ONGs, o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) apresentou 10 requerimentos pedindo informações de ministérios, bancos e do Tribunal de Contas da União sobre a atuação e os contratos realizados com as Organizações não Governamentais.
Em baixa
As viagens de vereadores de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, serão investigadas. O Movimento Transparência Tamandaré entregou uma petição ao procurador do Ministério Público (MP) da cidade, pedindo uma investigação sobre o assunto.