Indagado, em entrevista à Rádio CBN, sobre a origem do projeto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) de rebaixar da linha do trem de Curitiba, o superintendente do órgão, David Gouveia, disse que Gleisi Hoffmann pediu um estudo sobre o assunto. “Nossa amiga Gleisi Hoffmann, uns tempos atrás, nos colocou numa sinuca porque queria um estudo para liberação do centro da cidade”. disse literalmente Gouveia. É no mínimo estranho que o Dnit cumpra ordens de uma pré-candidata à Prefeitura de Curitiba e que uma “amiga” coloque um órgão federal numa “sinuca”. Mais estranho ainda é lembrar que a candidata em questão é do PT, partido do presidente Lula, que comanda o governo federal, a quem o Dnit é subordinado. Também vale ressaltar que Gleisi é também mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A não ser que o Dnit tenha inaugurado um novo serviço, onde qualquer cidadão cidadão pode encomendar um estudo que o órgão providencia, Gouveia está numa “sinuca” mesmo.
Rapidez
Em tempo. Até o próximo mês, o edital para a elaboração deste projeto — que inclui a construção de túneis com cerca de seis metros de profundidade — deve ser lançado pelo Dnit. O projeto do Contorno Ferroviário foi incluído no Orçamento da União. Uma rapidez incomum no Poder Público, e principalmente no Dnit.
Desespero
Bateu o desespero na Frente Ampla, agrupamento requianista encabeçado pelo assessor do governador e presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos. O motivo são as denúncias sobre a crise financeira na Cohapar, temperadas pelos gastos da diretoria com jantares em restaurantes de luxo, entre outras mumunhas.
Expediente
Ontem, o site da Frente Ampla, que já anda na mira da Justiça por outros assuntos, lançou contra o deputado Élio Rusch (DEM) – que levantou problemas como o acúmulo de R$ 8 milhões em dívidas da companhia com fornecedores – a acusação de que ele teria gasto dinheiro da verba de seu gabinete na Assembléia com a compra de um sutiã. Mesmo que fosse verdade, não anula em nada as informações cada vez mais graves sobre a situação da Cohapar, onde não por acaso até há pouco tempo Doático dava expediente. Como sempre, ao invés de responder as denúncias, os requianistas partem para a velha tática de desacreditar o autor das mesmas.
Palestra
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, fala hoje, às 18 horas, na Associação Comercial do Paraná, sobre a proposta de reforma tributária apresentada pelo governo federal
Quanta diferença
Segundo nota oficial dos líderes do movimento estudantil que defende o passe livre no transporte coletivo, a manifestação de ontem tinha 2 mil pessoas. Para a Polícia Militar, o número não passou de 250.
Ônibus
Os alunos do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, no Sítio Cercado, não só foram liberados para a manifestação do Passe Livre, como também tiveram direito a ônibus para transportá-los até a Praça Santos Andrade. Em tempo. Além de ter carregado cerca de 90 alunos, tendo capacidade para 30, o ônibus alugado está com o IPVA atrasado o que deveria, em tese, impedi-lo de circular.
Em alta
O Instituto Ronaldinho Gaúcho, que atende crianças carentes em Porto Alegre, pode abrir uma filial em Curitiba. As negociações foram feitas entre a rmã do jogador Ronaldinho, Deise de Assis, e o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, em Barcelona, na Espanha.
Em baixa
O Ministério Público Federal em Umuarama ajuizou ação contra a União e o INSS, solicitando a nomeação de mais procuradores federais do INSS no município, onde há mais de vinte anos o INSS mantém apenas advogados. A situação, segundo o MPF, infringe diversos dispositivos constitucionais.