O líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ironizou ontem a súbita aparição do secretário da Comunicação, Airton Pisseti, que foge da imprensa como o diabo da cruz, mas nos últimos dias veio à tona para se defender das acusações de gastos irregulares. Rossoni comparou Pisseti a um vampiro, que evita qualquer contato com a luz do sol. Será que o Pisseti é o Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro?”, brincou o tucano.


Cobrança
Rossoni também cobrou explicações do governo sobre o caso de Dilermando Nonato da Costa Cruz, que até terça-feira tinha cargo de assessor especial do governador Requião, com salário R$ 4,6 mil mensais, e foi subitamente demitido depois de ser apanhado em gravações feitas pela Polícia Federal, na Operação Navalha, fazendo lobby em uma prefeitura da Bahia para a Construtora Gautama de Zuleido Veras. Segundo ele, Requião deve satisfações à população sobre o que Nonato fazia no cargo, porque o nomeou, e sobre suas atividades.


Pilatos
O tucano lembrou que outro assessor especial de Requião, o policial civil Délcio Razera, que trabalhava na Casa Civil, também foi subitamente demitido sem maiores explicações depois de ser preso em setembro do ano passado, sob a acusação de comandar um esquema de escutas telefônicas clandestinas contra políticos e empresários. Segundo o deputado, os dois casos o governador se limitou a demitir os assessores e a fingir que não tinha nada a ver com a história.


Faça o que eu digo…
O PMDB ameaça Reinhold Stephanes Júnior de expulsão, porque ele apoiou a abertura de uma investigação para apurar denúncias de gastos irregulares com publicidade na Secretaria de Comunicação Social. Ao mesmo tempo, garante estar de portas abertas para o deputado Luiz Nishimori (PSDB), que ignora as decisões da direção tucana e continua votando com o governo na Assembléia.


…não o que eu faço
A atitude da cúpula peemedebista não surpreende. É a velha história de cobrar coerência dos outros, e passar por cima da mesma quando não é de seu interesse. Pela lógica dos dirigentes e palacianos, traição só é permitida quando é a favor do governo.


Generalizado
Na sessão de ontem da Assembléia ficou claro que o caso de Stephanes Jr pode acabar implodindo a bancada do PMDB na Casa. O descontentamento dos parlamentares com o Palácio Iguaçu é geral. Os deputados reclamam que só são chamados quando o governo precisa deles para defender decisões impopulares ou barrar denúncias contra a atual administração. Quando buscam o atendimento para alguma reivindicação, são recebidos com dez pedras na mão. Governo assim não é pai, mas sim padastro.


De molho
O deputado federal paranaense André Vargas (PT) sentiu-se mal, na quarta-feira, por volta das 19 horas, sendo atendido no serviço médico da Câmara dos Deputados, em Brasília e acabou sendo internado no Hospital Santa Luzia, com diagnóstico de pancreatite. Ele deve receber alta até amanhã.


Disputa
Ontem à noite 200 moradores do Parolin se reuniram para fazer um manifesto a favor do projeto de regularização da Cohab na região. É que a Cohapar quer fazer a mesma coisa lá.


Trabalho
O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, Presidente Nacional do PDT, estará em Curitiba amnhã, para a aula inaugural da Universidade Aberta Leonel Brizola.


Em alta
Desde janeiro, a Prefeitura  de Curitiba já realizou 30 audiências públicas, consultas e debates populares para apresentar e discutir projetos com a população. Cada uma delas reuniu, em média, 200 participantes. Ontem foi a vez da Vila Guaíra.


Em baixa
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) realiza nesta sexta-feira, dia 1º, mobilização nacional contra a ampliação do foro privilegiado para ex-ocupantes de cargos públicos. No Paraná, será às 14h30 no Foro da Seção Judiciária do Paraná.