Informações vindas de Brasília dão conta de que o governador Roberto Requião (PMDB) teria ligado, na tarde da última terça-feira, para o presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) para tranquilizá-lo, garantindo que irá pedir a bancada do Paraná que vote pela sua reeleição. Se depender do prestígio de Requião com a bancada paranaense, Rebelo pode dar adeus a presidência da Câmara. Todos os parlamentares do Estado, sem exceção, reclamam da falta de comunicação do governador com a bancada em Brasília. A desarticulação mais uma vez se evidenciou na liberação dos recursos da União de 2007 ao Paraná. Assim como nos últimos anos, nosso Estado novamente recebeu menos recursos que Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Novos ou velhos
“Acho que seria mais justo se os novos eleitos votassem os vetos do governador à Lei Orçamentária Anual de 2007. Afinal de contas, 17 dos atuais deputados estão deixando a Assembléia”, do deputado Tadeu Veneri (PT) sobre a possibilidade do presidente do Legislativo, deputado Hermas Brandão (PSDB) anunciar convocação extraordinária para a próxima semana. Neste caso, os vetos a LOA seriam preciados pelos atuais deputados. Os novos eleitos tomam posse no dia 1 de fevereiro.


Adesão
Depois de muito ensaio e hesitação, o vereador de Curitiba, José Roberto Sandoval (PSC) confirmou que vai para o PMDB no início de março. Ele espera uma festa no dia da filiação, com presença de caciques do partido, como o senador José Sarney.


Expectativa
O governador Roberto Requião (PMDB) adiou para hoje seu retorno de Brasília, deixando em suspenso por mais um dia as negociações finais sobre as mudanças no secretariado. A expectativa é de que com a volta do peemedebista, hoje, os nomes comecem a ser anunciados oficialmente.


Socorro
Uma das preocupações do governador na montagem da nova equipe é prestigiar aliados que naufragaram na eleição. É o caso do deputado estadual e ex-lernista Rafael Greca (PMDB), que não se reelegeu para a Assembléia, cotado para a Cohapar. Requião também deve chamar um deputado estadual do PSDB para um cargo no primeiro escalão. Com isso, o deputado Miltinho Puppio (PSDB), que a exemplo de Greca, não se reelegeu, assumiria a vaga na Assembléia.


Balão de ensaio
Enquanto Requião faz mistério, na Capital federal, as notícias ontem davam conta da indicação do deputado federal Delfim Neto, como ministro da Agricultura do segundo governo Lula. Sobre a especulada cotação do vice-governador paranaense Orlando Pessuti, para o mesmo cargo, nada.


Grampos
Luiz Ernesto Leite, testemunha de defesa do diretor da Imprensa Oficial do estado, João Formighieri não apareceu ontem para depor no processo que investiga sobre as denúncias de escutas telefônicas clandestinas contra o policial civil Délcio Razera. Formiguieri é acusado de ter pedido a Razera que grampeasse o telefone da promotora de Colombo, Daniela Thomé.


Feliz da vida
A ex-candidata ao governo do Paraná, Ana Lúcia Pires (PRTB) foi a única entre os que disputaram o comando do Executivo estadual nas últimas eleições a comparecer a cerimônia de posse do governador Roberto Requião na última segunda-feira. Com um belo sorriso, Ana Lúcia não escondia a alegria em ver Requião assumir o novo mandato. Durante a campanha eleitoral, a representante feminina chegou a ser tachada de “laranja” do peemedebista pelos candidatos de oposição. Ana Lúcia terminou a disputa pelo governo do Estado na sétima posição, com 9.993 votos recebidos.



Em alta
No embalo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que neste fim de semana inicia um período de dez dias de férias do poder, pelo menos 13 ministros vão tirar alguns dias de folga em janeiro. Alguns emendaram as festas de final de ano e de posse com os dias de descanso



Em baixa
O Jogo da Fronteira, para crianças a partir de 9 anos, da Estrela, está dando o que falar. Vence jogo  quem obtiver mais lucro com a venda de mercadorias contrabandeadas. A Superintendência da 7ª Região Fiscal da Receita Federal, no Rio de Janeiro, deve acionar judicialmente o fabricante do brinquedos.