A “guerra” do cigarro  tem novos capítulos.  A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) alega que o Estado do Paraná ja tem a legislação antifumo, sob o numero 14.743/05, de 15 de junho de 2005, no qual foi publicada no Diario Oficial do Estado do Paraná, no dia 16 de junho de 2005. Na opinião da associação, as autoridades paranaenses deveriam aplicar a mesma vigente e não perder tempo com o assunto e priorizar outras matérias de interesse e relevantes para a população.


“Guerra” do cigarro (II)
Hoje, tramitam na Assembleia quatro projetos para proibir o fumo em locais fechados. Os autores são os deputados Stephanes Junior (PMDB), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e Antonio Belinati (PP) e o governador Roberto Requião. A idéia do governo e deputados da situação é juntar os quatro em um substitutivo com regras mais duras. A previsão é que o assunto entre na pauta do plenário ainda neste semestre



Quem te viu
Enquanto os petistas locais se digladiavam ontem por conta das rusgas com o PMDB do governador Requião, o ex-presidente estadual do partido e atual deputado federal André Vargas, fazia juras de amor ao atual governo e seu comandante. “Nem se o PMDB quiser, o PT vai brigar”, garantiu Vargas.


Quem te vê
As declarações do ex-dirigente petista não seria surpresa não fosse o fato de que quando ainda estava na Assembleia Legislativa, Vargas era um dos críticos mais ácidos de Requião dentro do PT paranaense. A situação mudou depois que ele foi para a Câmara Federal, e acomodou boa parte de seus aliados em cargos no atual governo.


Tudo pelo chefe
O líder do PT na Assembleia, deputado Péricles de Melo, deu ontem mais um show de subserviência a Requião. Inconformado com as declarações do colega Tadeu Veneri, Péricles só faltou sair no braço com o companheiro de bancada. Isso apesar de Veneri ter apenas repetido aquilo que já fala há muito tempo sobre o comportamento servil do PT na Assembleia, apesar das constantes humilhações pelo qual Requião submete o partido e seus filiados.


Dilma a caminho
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, iniciará nesta semana uma caravana pelo País para fazer balanços do andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal. “Queremos concluir balanços em todos os Estados até o fim de outubro”, disse Dilma, ao lado do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Na próxima quarta-feira, será a vez da apresentação, em Fortaleza, do balanço das obras do PAC no Ceará pela ministra. Na sexta-feira, Dilma vai a Porto Velho para apresentar um levantamento das obras do PAC em Rondônia. A previsão é Dilma venha ao Paraná no início do mês de julho, depois do presidente Lula, que passará por aqui no dia 22. Coincidência ou não, os dois passarão por aqui em plena crise com o PMDB.


Anistia aos servidores
O projeto de lei do governo estadual, que pretende anistiar servidores demitidos por motivação política entre janeiro de 1983 a dezembro de 1988, foi aprovado pelos deputados ontem em terceira discussão, portanto ainda será votada a redação final para que possa ser enviado ao veto ou sanção do governador Roberto Requião (PMDB).


Mais  pedágio
A OHL Brasil informou  que iniciará à meia-noite de quarta-feira, 17 de junho, a cobrança de pedágio no km 221,9 da BR-101, região de Palhoça, em Santa Catarina. A tarifa que será arrecadada por meio da Autopista Litoral Sul será de R$ 1,10 para automóveis. O valor é o mesmo cobrado nas outras quatro praças de pedágio da concessionária.


Agenda
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realiza hoje às 9h45, no auditório da superintendência regional no Paraná (R. Dr. Faivre 1220, no primeiro andar), solenidade de assinatura da transferência do imóvel rural “Fazenda Madeirit”, localizada em Guarapuava/PR, via processo de adjudicação, para fins de reforma agrária.  A medida decorre da transferência do domínio da fazenda Madeirit, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento, ao Incra. O imóvel tem 567,9 hectares e capacidade estimada para abrigar 35 famílias.


Em alta
Firme no propósito de de instalar a CPI da Petrobras, barrada pelos governista, o SENADOR ALVARO DIAS (PSDB) promete levar a questão para o Supremo Tribunal Federal (STF) caso a CPI não saia do papel nesta semana.


Em baixa
O Ministério Público Federal em São Paulo ontem na Justiça com uma ação para que as redes McDonalds, Bob’s e Burger King suspendam as promoções McLanche Feliz, Lanche Bkids e Trikids, e a venda de brinquedos.