Apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal, os municípios brasileiros continuam sofrendo com a irresponsabilidade de administradores que não se importam de deixar um rastro de dívidas e descalabro como herança. A exemplo do que acontece toda a vez em que há troca de comando nas prefeituras, novamente este início de ano está sendo marcado por dificuldades para prefeitos que estão assumindo o cargo e descobrindo os problemas deixados por seus antecessores.
Buraco
O Paraná não foge a essa regra sinistra da política brasileira. Em Ribeirão do Pinhal, município de pouco mais de dez mil habitantes da região Norte do Estado, o novo prefeito Dartagnan Fraiz (PDT) foi obrigado a decretar moratória depois de descobrir que seu antecessor Moacir Lataliza (DEM), deixou uma dívida de mais de R$ 2,4 milhões e até o telefone do posto de saúde foi cortado por falta de pagamento.
Queima
Já em Balsa Nova, cidade da região metropolitana de Curitiba, a prefeitura permanecia fechada até ontem, por conta de um incêndio ocorrido na sexta-feira, que destruiu documentos, móveis e equipamentos do gabinete do prefeito eleito, Dinho Costa (PMDB). Aliados do novo prefeito levantaram suspeitas de “queima de arquivo” por parte do antecessor, José Franco Pellizzari.
Repetitivo
Sem a repercussão que esperava, o governador Roberto Requião insiste em defender o seu pacote tributário. Matéria da Agência de Notícias (www.aenoticias.gov.br) dizia ontem que em “pronunciamento” no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o governador disse que, graças à política fiscal do Governo do Estado, o Paraná tem saúde para “resistir às agressões da crise”, que teve início nos Estados Unidos e se alastrou por vários países, provocando a falência de instituições financeiras e empresas e a demissão de milhões de trabalhadores.
TV Educativa
Na primeira Escola de Governo deste ano, hoje o diretor-presidente da Rádio e Televisão Paraná Educativa, Marcos Batista, apresenta o balanço sobre a programação e audiência da emissora nos últimos anos. Podia também explicar mais detalhes do convênio milionário com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), que no início de dezembro, conforme atesta o Diário Oficial, a TV estatal repassou nada mais nada menos que R$ 3,193 milhões para a fundação, que é responsável pela contratação de boa parte dos funcionários que prestam serviço para emissora
Espaço
A Câmara Municipal de Curitiba sorteou ontem os gabinetes entre os trinta e oito vereadores que estão assumindo ou reassumindo seus cargos na Casa. Houve tensão e disputa entre os estreantes e veteranos pelos melhores espaços do Legislativo da Capital.
Acomodação
O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP) empossou ontem os 21 secretários municipais que compõem a sua nova equipe. Barros não escondeu que o período de acomodação e formação da equipe é muito difícil, particularmente para ele. “Muitas pessoas que ajudaram, serviram e trabalharam nos últimos quatro anos tiveram que deixar a equipe. As mudanças fazem parte de projetos particulares e dos compromissos e necessidades da administração”, afirmou.
Em alta
Luciano Pizzatto (DEM) assumiu a suplência na Câmara dos Deputados. Ele entrou por causa da nomeação de Alceni Guerra (DEM) como secretário de governo do prefeito Beto Richa (PSDB).Pizzato já foi deputado federal e sempre bem atuante na área de meio ambiente
Em baixa
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE RASCA RODRIGUES está sob pressão de todos os lados. Os veranistas querem uma solução para o acúmulo de lixo nas praias e o governador Requião quer uma solução, mas sem gastar.