O novo secretário de Estado dos Transportes, Mário Stamm Júnior, não confirmou nem desmentiu a informação publicada ontem pela reportagem do Jornal do Estado de que o governo do Estado já tem um pré-acordo com as concessionárias do pedágio para baixar as tarifas em pelo menos 30%, em troca da prorrogação das concessões. Stamm Júnior alegou que os estudos técnicos que vão embasar a negociação determinada pelo governador Orlando Pessuti (PMDB) ainda estão em andamento, e portanto não há como dar detalhes dos termos de uma eventual proposta nesse momento. Alegou que por enquanto, todas as informações estão no campo das hipóteses.

Repercussão
A notícia publicada pelo JE repercutiu bastante, tanto dentro quanto fora do governo. Foi reproduzida pelo ex-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, em seu blog. Iatauro, hoje na diretoria da Copel, é um dos homens mais bem informados do governo.

Competitividade
O fato é que depois da aprovação do fim da multa do Banestado, Pessuti pode conquistar uma nova e grande vitória política caso consiga baixar o pedágio. Vitória esta que consolidaria de vez suas chances de uma candidatura competitiva ao governo nas eleições de outubro. Ou no mínimo o tornaria um dos fiéis na balança na disputa, hoje polarizada entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT).

Alfinetada
O deputado federal André Vargas (PT) não perdeu a oportunidade de surfar na onda do fim da multa do Banestado e dar uma alfinetada no ex-governador Roberto Requião (PMDB), que em sete anos e três meses não conseguiu fazer o que Orlando Pessuti (PMDB) fez em menos de um mês. Tinha certeza que o governo do PMDB não ia acabar sem cumprir seus compromissos, comentou o petista.

Pós-multa
Encerrado o imbróglio do Banestado, os palacianos já encomendaram pesquisa – consumo próprio – para medir a influência do fim da multa no projeto eleitoral do governador Orlando Pessuti (PMDB), que pretende disputar a reeleição em outubro. Nos corredores do Centro Cívico a aposta é que Pessutão, que até hoje não passou dos 6% nas pesquisas, chegue aos dois dígitos, potencializado pelo fim da multa.

Novos ventos
Assim como Pessuti no governo do Estado, o novo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), também vem aos poucos implementando seu estilo na administração municipal, e com sucesso. Ontem, Ducci se reuniu com os vereadores da bancada de oposição na Câmara – com o objetivo de dialogar sobre os projetos para a cidade. O gesto foi elogiado pelo líder oposicionista, vereador Algaci Tulio (PMDB). Caso tivéssemos anteriormente esta atitude, muita coisa teria caminhado melhor com o diálogo, destacou Tulio. E completou os ventos mudaram, tanto em Curitiba quando no Paraná, com os novos mandatários que assumiram.

Boa notícia
Os vereadores oposicionistas, entregaram documento destacando temas importantes para o conjunto da cidade e que devem ser enfrentados como prioridade pela gestão do prefeito Ducci, como lixo, transporte coletivo, licitações, integração com os municípios da região metropolitana e outros. O vereador Pedro Paulo (PT), líder da bancada petista, aproveitou para dar uma boa notícia ao prefeito. Pelas nossas contas, prefeito, teremos uma receita maior neste ano, o que representará um acréscimo de aproximadamente R$ 135 mi nos cofres públicos, relatou.

Personal style
O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Anibeli (PMDB), foi criativo ao tentar explicar porque impediu, na última quarta-feira, cinegrafistas e fotógrafos de entrarem no plenário para fazer a cobertura jornalística da sessão. Quando eu estou presidindo, acho falta de educação entrarem aqui em manga de camisa, argumentou.

Negado
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) decidiu ontem, por 2 votos a 1, negar provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pedia arquivamento do processo que investiga a possível participação de Beto Richa (PSDB) e do prefeito Luciano Ducci (PSB) em suposto esquema de caixa 2 nas eleições de 2008. Através do esquema, candidatos a vereador do PRTB teriam recebido propina para apoiar a reeleição de Richa.

Parabólica
O  Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, participa hoje, em Ponta Grossa, do lançamento oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2010. Nesta data, na região, estará acontecendo a primeira interiorização do Governo de Orlando Pessuti.  A campanha vai durar um mês (de 01 a 31 de maio).

Em alta
O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o reforço de 180 profissionais temporários de escolaridade média e superior para trabalhar em diversos setores. O processo seletivo será feito pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR.

Em baixa
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se licenciou  ontem o mandato parlamentar pelo prazo de 30 dias. No documento encaminhado ao presidente da Casa, o deputado alega motivos pessoais para o afastamento e pede que a licença seja sem remuneração.