A seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) divulgou ontem nota manifestando apreensão em relação aos episódios envolvendo a RTVE e o governo Requião. Para a entidade, a polêmica em torno do uso da emissora oficial e das decisões judiciais está criando “um clima de instabilidade, com desgaste à imagem dos poderes constituídos”. A OAB afirma ainda considerar “inaceitável que a então Procuradora Geral do Estado tenha sido atingida por ofensas pessoais”.
Desequilibrado
O líder da Oposição na Assembléia, deputado Valdir Rossoni (PSDB),disse que Requião “deu novas demonstrações de desequilíbrio ao tirar a escolinha do ar para não se submeter às determinações judiciais e também por provocar a demissão da procuradora Jozélia Nogueira a quem ofendeu como profissional e como mulher”.
Réu confesso
Para Rossoni, o governador, ao tirar a Educativa do ar, confirmou o uso político da estatal. “A decisão do governador de tirar a escolinha do ar é uma prova cabal que o circo semanal encenado no Museu Oscar Niemeyer não é uma reunião de trabalho com o secretariado, mas apenas um picadeiro para que Requião exercite seu egocentrismo, dê vazão a descarada autopromoção e agrida adversários reais ou imaginários”.
Personalidade
O pedido de demissão de Jozélia Nogueira do cargo de Procuradora Geral do Estado não é exatamente uma surpresa. Quem tem personalidade e o mínimo de amor próprio não agüenta o governador Roberto Requião (PMDB) por muito tempo. E Jozélia teve a ousadia de demonstrar que Requião estava errado ao querer contrariar decisões judiciais, ao invés de simplesmente fazer aquilo que o chefe mandou, sem contestações.
Coragem
A procuradora só teve a coragem de fazer e dizer aquilo que muitos secretários de Requião gostariam, mas não o fazem por medo ou subserviência. À boca pequena, muitos deles reclamam da falta de educação e da grosseria com que o governador trata seus comandados. Mas em público, preferem engolir as ofensas para manter seus carguinhos, até porque muitos não conseguiriam emprego em outro lugar.
Programador
Como bem expôs o blogueiro Zé Beto, o tirar do ar a Rádio e TV Educativa, Requião acabou expondo a verdade. A emissora oficial está a serviço pessoal do governador. E as reuniões do secretariado só servem para dar vazão às “sandices” do peemedebista na televisão.
Desrespeito
O deputado Douglas Fabrício (PPS) considera que o governador Requião desrespeita o povo paranaense ao ofender a procuradora-geral do Estado Jozélia Nogueira. “Ele (Requião) está projetando a pior das imagens para fora do Paraná, ao desrespeitar a Justiça como vem fazendo em muitas oportunidades”, avalia o deputado, que lamenta o período de tanto desgaste que o Paraná e seu povo enfrentam.
Exposição
A TV Comunitária, canal 5 da NET, dedicou mais de uma hora da sua programação da última segunda-feira à noite, a exibir a cobertura do lançamento do livro “Direito a Moradia à Luz da Gestão Democrática”, de autoria do líder do governo na AL, deputado Romanelli (PMDB). Como não poderia deixar de ser, a emissora abriu espaço para as parabenizações de Requião, Pessuti, Doático Santos, Greca, Carlos Moreira, Anibelli, entre outros.
Em alta
A decisão do FEDERAL RESERVE (banco central dos EUA) de cortar os juros em 0,75% surpreendeu os mercados financeiros de todo o mundo ontem, e garantiu uma recuperação das cotações de ações. A Bovespa subiu 4,45%, maior alta desde março de 2007.
Em baixa
O cinema brasileiro ficou mais uma vez de fora da festa do Oscar. “O ano em que meus pais saíram de férias”, escolhido pelo País, não foi selecionado para concorrer à estatueta, reavivando as críticas de quem preferia que o fenômeno “Tropa de Elite” fosse o indicado.