O líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) se irritou ontem com proposta apresentada por seu colega de bancada, Antonio Belinati (PP), pedindo a aprovação de um voto de repúdio contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pelo fechamento da emissora de televisão RCTV, no último domingo. O próprio Romanelli admitiu não concordar com a decisão de Chávez, mas mesmo assim orientou a bancada a derrubar o requerimento. Tudo para não contrariar o governador Requião, aliado do caudilho venezuelano.
Coerência
Patético mesmo foi ver deputados do PT – partido que se notabilizou pela defesa das liberdades democráticas – defendendo a atitude despótica de Chavez. Segundo os petistas, tudo não teria passado de uma decisão legítima do governo venezuelano, de não renovar a concessão da RCTV – acusada de apoiar um golpe contra o regime chavista. Os deputados só esqueceram de mencionar que outra rede de TV, a Venevisión, que também apoiou o golpe, teve sua concessão renovada na última sexta-feira, até 2012, depois de ter mudado de lado e passado a apoiar o atual governo. O PT tenta justificar o injustificável, e se afunda ainda mais na traição à sua própria história.
Placar
Tudo em vão. Porque o voto foi aprovado por 21 a 12 votos.
Respingos
O caso Gautama pode sim respingar no Paraná. Mais precisamente no governo do Estado. Tudo por causa de um suposto assessor, que teria prestado serviços de arapongagem lá e cá. Nos próximos dias, pode haver novidades.
De olho no futuro
Quem viu o prefeito Beto Richa no encontro nacional do PSDB ontem dizia que ele já se comportava como candidato ao governo do Estado. Aliás, alguns tucanos de alta plumagem chegaram a cogitar formalmente esta possibilidade.
Escolinha light
Os investimentos que o governo do Estado vai fazer dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as metas do saneamento básico para os próximos quatro anos são os temas principais da exposição que o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, faz hoje, a partir das 8h, na escolinha de Governo. A reunião será realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Como é o governador em exercício Orlando Pessuti que comandará a reunião, desta vez serão permitidos atrasos. A moleza acaba na semana que vem, quando o governador será novamente o “professor”.
Rejeitado
O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas de Valdecir Aparecido Polettini, ex-prefeito de Faxinal (PR), e da empresa Construfax Construtora Faxinal Ltda, e os condenou, juntos, ao pagamento de mais de R$ 262 mil em valor atualizado por irregularidades na execução do convênio firmado entre o Fundo Nacional da Saúde (FNS) e o município. A verba era destinada à reforma do hospital municipal. Houve pagamento integral à empresa contratada, mas obra foi paralisada em seu início.
Retratos
Fotógrafo com mais de trinta anos de experiência no jornalismo diário, Nani Gois está lançando uma página na internet onde disponibilizará imagens sobre o trabalho da Assembléia. O endereço é www.nanigoisfotonoticia.com.
Em alta
A Kyocera Arena será indicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abrigar os jogos da Copa do Mundo 2014 na subsede do Paraná, informou ontem governador em exercício Orlando Pessuti. A decisão foi tomada por comissão instituída pelo governador Requião.
Em baixa
Os documentos apresentados ontem pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para comprovar que ele pagou com seus próprios recursos pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, não esclarecem a origem do dinheiro que o senador teria utilizado para o pagamento .