Entre os deputados do PMDB, o clima é de inconformismo em relação ao comportamento do governador Requião nas últimas eleições. Segundo eles, Requião – depois de impor a candidatura de Carlos Moreira à prefeitura de Curitiba – e abandonar o escolhido, o governador age como se não tivesse qualquer responsabilidade sobre o fracasso do pupilo nas urnas.


Revolta
Para piorar, contam os mesmos parlamentares, Requião também teria sido omisso em relação aos candidatos peemedebistas no interior. As bases do partido estariam revoltadas com o governador por conta disso.


ViradaOs deputados garantem que não estão dispostos a continuar bancando as aventuras requianistas. Dizem que sabem que Requião só está preocupado com seu próprio futuro, pouco se importando com o partido. E já se preparam para bater-chapa na convenção do ano que vem, para tomar o controle do Diretório estadual do governador e sua família.


Sumiço
Depois do fracasso nas urnas, a vereadora petista Roseli Isidoro ainda não apareceu na Câmara de Curitiba. Os colegas de parlamento notaram ontem a ausência de Roseli nas sessões plenárias.



Retorno
Derrotado na disputa pela prefeitura de Maringá, o deputado estadual Ênio Verri (PT) anunciou hoje que vai retornar a Secretaria Estadual do Planejamento. Verri ocupava o cargo até maio deste ano, quando decidiu se candidatar as eleições municipais. Nesse período, a secretaria vinha sendo comandada pelo diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno.


Suplentes
Com a saída de Verri, quem assume a vaga é o primeiro suplente do PT, Professor Luizão. Recém-eleito para a prefeitura de Pinhais, Luizão deve permanecer na Assembléia até que seja empossado no cargo. Em 2009, quem deve assumir a vaga na bancada do PT é o presidente da APP-Sindicato, José Rodrigues Lemos, segundo suplente da sigla, com 22.201 votos conquistados nas eleições de 2006.


Cheguei
“Marinheiro de primeira viagem”, Juliano Borghetti (PT), eleito vereador no último domingo, foi conhecer a Câmara de Curitiba e os futuros companheiros de trabalho na tarde de ontem. Odilon Volkmann (PSDB), Renata Bueno (PPS) e Dirceu Moreira (PSL) já haviam visitado a Casa na última terça-feira.


Copa 2014
A Prefeitura de Curitiba está trabalhando para a cidade ser uma das subsedes da Copa de 2014. “Já temos os grupos de trabalho se reunindo há algum tempo com esse objetivo. Conforme determinação do prefeito Beto Richa, a Prefeitura de Curitiba não medirá esforços e trabalhará para cumprir sua parte neste projeto”, disse o prefeito em exercício Luciano Ducci, que é o representante do Município no Comitê Executivo que trabalha pela candidatura da cidade.  O comitê também tem as participações do vice-governador Orlando Pessuti, do secretário estadual do Turismo, Celso Caron, e do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Helio Cury, além de integrantes da Paraná Esporte, Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação da Indústria de Hotéis (Abih), Federação de Convention & Visitors Bureaux, Associação dos Cronistas do Estado do Paraná (Acep) e Sindicato dos Jornalista Profissionais do Paraná (Sindijor).



Em alta
Direto de Jackson Ville na Flórida, o gerente dos portos para a América Latina, Jofhua Rodriggs, desembarcou ontem em Curitiba para fazer um convite ao prefeito Beto Richa (PSDB). A idéia é tornar Jackson Ville cidade irmã da Capital paranaense .


Em baixa
Depois da Lei Seca, os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e afins estão com novo problema. Foi sancionado pelo governador Roberto Requião projeto que obriga os guardanapos e canudinhos estarem embalados. O custo deverá sobrar para o consumidor.