Doático Santos, presidente do diretório do PMDB de Curitiba, foi condenado pelo juízo da 12ª Vara Cível de Curitiba a pagar uma indenização no valor de R$ 30 mil ao prefeito Beto Richa. A sentença refere-se a uma ação movida em fevereiro de 2007, por causa de um panfleto ofensivo a Richa. Os diretórios municipal e estadual do PMDB foram condenados solidariamente ao pagamento da indenização.
Poucas palavras
A candidata petista à Prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, economizou palavras diante da realidade dos números da quarta pesquisa Datafolha — que dá a ela os mesmos 15% de preferência dos levantamentos anteriores, contra 72% de Beto Richa (PSDB). “Tudo o que eu tinha que falar sobre pesquisas e a credibilidade delas eu já falei. Agora só comento o resultado das urnas”, declarou ela.
Rápidos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, dia das eleições municipais, todos os prefeitos e vereadores eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação.
Nepotismo
Já vai tarde
Quem deveria ter afastado Eduardo Requião do Porto de Paranaguá era o Governo Federal, que não cumpriu recomendações da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e nem as determinações do TCU (Tribunal de Contas da União), após a realização de diversas auditorias na APPA que apontaram graves irregularidades. Essa é a opinião do deputado federal Eduardo Sciarra (DEM). O esperado afastamento acabou acontecendo por linhas transversas, graças à “Súmula do Nepotismo” do Supremo Tribunal Federal. A Justiça tarda, mas não falha.
Novos capítulos
A novela, no entanto, vai longe. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai entrar com recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) pedindo a derrubada da liminar concedida, no último dia 10, pelo juiz Jederson Suzin, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que suspende a nomeação de Eduardo como secretário.
Gêneros
O líder do PDT na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Carlos Martins, apresentou projeto de lei para que seja incluído o gênero feminino na denominação de cargos na administração pública. A matéria ainda passará pela análise das comissões permanentes antes de ir à votação plenária.
Atrás do ISO 9001
Considerada modelo em diversos setores e reconhecida nacionalmente pelo pioneirismo na informatização do processo legislativo, a Câmara de Curitiba quer também ser referência no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), cujos requisitos são estabelecidos pela ISO 9001. Com o apoio da Mesa Executiva, um grupo de servidores da Casa, coordenado pelo diretor contábil e financeiro Eponino Macuco Neto, participará na próxima semana, entre os dias 24 e 26, do curso de Auditor Interno da Qualidade ISO 9001. A primeira reunião sobre a nova medida aconteceu na tarde de ontem, na sala das comissões da Casa.
Poucos
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam), Relindo Schlegel, apenas oito câmaras do País já possuem a certificação da ISO, sendo Salvador a única entre os Legislativos das capitais.
Em alta
Roberto Massaro, juiz da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, realiza reunião hoje na sede do TRE-PR com o Superintendente da Policia Federal, com o Procurador Regional Eleitoral e com a Polícia Militar para tratar sobre segurança pública no dia das eleições.
Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Fidelcino da Cruz Ferreira, ex-prefeito de Paranacity (PR), ao pagamento de multa de R$ 5 mil. Ele não prestou contas de recursos recebidos do Ministério da Integração Nacional.