Até o final da tarde de sexta-feira. o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná havia recebido 132 pedidos de decretação de perda de mandato eletivo de vereadores que trocaram de partido. A lista também inclui três de deputados estaduais: um titular – Carlos Simões, que trocou o PTB pelo PR. E dois suplentes – Mario Roque e Julieta Reis.


Na frente
O campeão de pedidos de cassação é o PPS, que quer recuperar o mandato de 35 vereadores. Em segundo vem o Democratas, que entrou com 28 pedidos. O PMDB pediu o mandato de 21 “infiéis” e o PSDB, 11.


Bis
O deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PSDB) vai receber pela segunda vez consecutiva prêmio do site Congresso em Foco como um dos cinco parlamentares mais bem avaliados pelos leitores do site. A edição 2007 do Prêmio Congresso em Foco teve 41 finalistas (25 deputados federais e 16 senadores), que foram selecionados por 188 jornalistas que cobrem as atividades do Congresso Nacional.


Presente
Já o senador pelo Paraná, Alvaro Dias (PSDB) também vai receber o prêmio como um dos parlamentares mais assíduos nas sessões do Congresso Nacional. De fevereiro até o último mês de outubro, Álvaro só teve uma falta em 55 sessões.


Fica no ninho
Alvaro, aliás,  continuará integrando a Executiva Nacional do partido eleita na sexta, para um mandato de dois anos. Ele é o único paranaense na nova Executiva, que foi aprovada pelos plenários do 3º Congresso e da 9ª Convenção do PSDB, realizados em Brasília. Para alguns, com a decisão de Alvaro Dias  de permanecer na executiva nacional é um sinal de que tão cedo não vai se mudar para o PMDB, como previam alguns peemedebistas e chegou a cogitar o governador Roberto Requião.


No páreo
O deputado federal Marcelo Almeida envia nota ao Jornal do Estado esclarecendo que também está pleiteando a vaga de candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba. Ele foi um dos participantes do debate que reuniu os prefeituráveis peemedebistas no início da semana.


Conferência
O líder do Governo na Assembléia, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), participa na próxima segunda-feira, dia 26,em Brasília, da 3.ª Conferência Nacional das Cidades. “O Paraná é exemplo na gestão democrática das cidades e estará presente na formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”, disse Romanelli. O deputado do PMDB é um dos 80 representantes do poder público e da sociedade civil paranaense presentes na conferência.


Em alta
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, encaminhou ofício ao diretor-presidente da Copel, Rubens Ghilardi, pedindo a prorrogação do prazo para que as prefeituras apresentem os projetos do Programa de Eficiência .


Em baixa
Como era de se esperar, o  Governo do Estado negou, na sexta-feira, os pedidos de aumento das tarifas de pedágio feito pelas concessionárias que atuam no Paraná, como já havia adiantado o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot. Recomeça guerra judicial.