Ficou para esta semana a divulgação — já tardia — das estatísticas de segurança pública do Paraná no terceiro trimestre deste ano. A desculpa oficial é que o caso Rachael Genofre tomou todo o tempo da cúpula da Segurança e que, por isso, não foi possível divulgar os dados. Fontes da polícia, no entanto, informam que a verdade é que os número em alguns tipos de crime subiram muito e que a polícia ainda tenta encontrar um motivo lógico para o aumento. Um dos crimes que teria registrado aumento é o roubo de carros, mas os que mais preocupam é abuso sexual e homicídios. É esperar para conferir.


Pressão
Os policiais, aliás, trabalham sob extrema pressão para solucionar o caso Rachel Genofre. O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, quer uma resposta rápida. Para isso, mandou equipes também para estados vizinhos, como São Paulo e Santa Catarina. Também há um grupo trabalhando na fronteira com o Paraguai. Os policiais mais experientes acreditam que seja muito difícil pegar o assassino da menina porque ele deve ter fugido em algum ônibus logo depois de ter abandonado o corpo na Rodoferroviária.


Vingança
Irritado com a postura do PT do Paraná, que saltou do barco, o governador Roberto Requião (PMDB) ameaça vingança. Promete pôr lenha na fogueira na pendenga entre o presidente paraguaio Fernando Lugo, de quem é amigo pessoal, e a direção da Itaipu. O governador deve procurar o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, ainda nesta semana.


No limite
O líder do governo Requião na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não esconde que já está perdendo a paciência com o companheiro Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). Para Romanelli, Stephanes Júnior está indo além do limite nas provocações contra o partido e o governo e pode acabar tendo que pagar caro por isso.


Guru
Há quem diga que o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) vai integrar a equipe do prefeito Beto Richa do segundo mandato como um “mentor político”. A especulação começou porque o deputado adiou a volta à liderança da oposição para auxiliar Beto Richa na composição do secretariado.


Vai demorar
Em tempo: Beto Richa só deve anunciar o secretariado na segunda quinzena de dezembro.
34 anos depois
A turma de Administração da UFPR de 1974 irá comemorar seus 34 anos de formados, no próximo dia 28 de novembro, com um jantar no Trattoria Porta Romana, em Santa Felicidade. Os organizadores do evento convidam todos os colegas a comparecerem. Para maiores informações pode-se contatar Ney Geraldo Braga (neygeraldobraga@ yahoo.com.br) ou Luiz Fernando L. Vianna ([email protected]).


Em alta
O presidente do PDT do Paraná e líder do partido no Senado, Osmar Dias, será o anfitrião do encontro de confraternização de pedetistas de todo o estado, hoje, no restaurante Castelo Treviso, em Curitiba. “Vamos tratar do futuro do nosso partido”, avisa Osmar Dias.


Em baixa
A Escola de Governo de amanhã no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, terá apresentações dos secretários de Obras, Julio Araújo Filho, e do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, sobre as obras já finalizadas. É Requião tentando neutralizar a denúncia de obras inacabadas.