A Prefeitura de Curitiba é uma das instituições em que os curitibanos mais confiam, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado ontem. A Prefeitura de Curitiba ficou em quinto lugar na pesquisa, com índice de confiança de 64%. O resultado desta pesquisa comprova a credibilidade que a Prefeitura adquiriu nos últimos anos, com uma administração transparente e um ritmo intenso de obras e bons serviços para os curitibanos, disse o prefeito Luciano Ducci. O Corpo de Bombeiros ficou com o maior índice de confiança, de 96%. Em seguida, vêm Correios (91%); Forças Armadas (74%); e Emissoras de rádio (66%). A pesquisa foi feita de 22 a 24 de junho, com 602 moradores de Curitiba. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, de 4%. Entre as instituições dos três poderes, a Prefeitura ficou com o maior índice de confiança, à frente de órgãos como Governo Federal (48%); Governo do Estado (44%); Câmara Municipal (25%); e Assembleia Legislativa (14%). O índice de entrevistados que disseram não confiar na Prefeitura foi de 24%. A Prefeitura ficou ainda à frente da Igreja Católica (54%); Bancos (53%); Igrejas Evangélicas (45%); Polícia Militar (41%); e Polícia Civil (40%).
Prefeiturável
Caso o senador Osmar Dias (PDT) resolva disputar a reeleição e não enfrente Beto Richa (PSDB) na briga pelo governo do estado, o 1º vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT), tem grandes chances de assumir a Prefeitura entre os dias 5 e 12 de julho – período no qual o prefeito Luciano Ducci (PSB) estará acompanhando a fase final da Copa do Mundo da África do Sul à convite da Fifa. Se Osmar for candidato, os tucanos não querem nem pensar na possibilidade de ver um correligionário do adversário no comando do Executivo da capital. Nesta hipótese, o presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB) assume. Derosso, que inclusive já sacrificou a candidatura de deputado estadual em prol do projeto estadual do partido, daria o presente ao colega de parlamento.
Bodas
O candidato do PSDB ao governo, Beto Richa, teve um domingo dedicado a família. O tucano deu uma pausa na ronda pelo interior para comemorar os 25 anos de casamento com Fernanda Richa. A família comemorou as bodas de prata com uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração se completou com um almoço no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Enquanto isso, do outro lado da trincheira, os possíveis adversários ainda tentavam escalar o time para a disputa de outubro.
Puro sangue
O nome do senador Flávio Arns (PSDB) ganhou força no final de semana como possível indicado para compor como candidato a vice-governador a chapa encabeçada por Beto Richa (PSDB). Depois da direção nacional pedetista vetar a coligação com os tucanos no Paraná, o deputado Augustinho Zucchi (PDT) perdeu as esperanças de ser o vice de Richa. Os estrategistas do PSDB se esforçam para encontrar um vice que agregue apoios no interior, já que Richa tem sua base eleitoral na Capital. O presidente do PPS/PR, Rubens Bueno, pode disputar cadeira no Senado ao lado do deputado federal Ricardo Barros (PP).
País do futebol
A sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira terá início às 10 horas e o expediente da Casa será encerrado às 13 horas. A alteração do horário acontece por conta do jogo da Seleção Brasileira contra o Chile na Copa do Mundo da África, que acontecerá às 15h30. Na Câmara de Curitiba os vereadores já alteraram as sessões para o período da manhã desde o início do mundial.
Pelo DEM não!
Rodrigo Maia, presidente nacional do Democratas, reagiu ontem pelo twitter as declarações do senador Álvaro Dias (PSDB), que afirmou que nem ele e nem o DEM se afastarão da candidatura do tucano José Serra a presidência. Com todo o respeito, mas Álvaro Dias não fala pelo DEM, rebateu o deputado carioca, que não esconde a insatisfação com a indicação do paranaense como vice-presidente de José Serra (PSDB) para disputa de outubro.
LDO 2011
A Câmara de Curitiba vota em segundo turno, nesta segunda-feira, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. No primeiro turno, duas emendas foram aprovadas, das sete que foram acatadas pela Comissão de Economia. Ao todo, foram 34 emendas apresentadas. No projeto da LDO 2011, a prefeitura prevê receita integral de R$ 4,49 bilhões. O objetivo desta lei é oferecer sustentação técnica e fiscal para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que será elaborada pela prefeitura e entregue ao Legislativo para análise e discussão até o dia 30 de setembro.
Parabólica
A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) realizam, a partir de hoje, em Curitiba, o Seminário Criança Prioridade Absoluta, para comemorar os 20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento deve reunir cerca de 1,5 mil profissionais de todo o Paraná e representantes de entidades brasileiras que atuam com o público infanto-juvenil. O objetivo é chamar a atenção da sociedade aos assuntos voltados à infância e adolescência e dar destaque à lei que serviu como base da criação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Em alta
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje a partir das 8h, a lista dos selecionados em segunda chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado estará disponível no www.sisu.mec.gov.br.
Em baixa
Em ano de Copa do Mundo, o uso de fogos de artifício, que já aumenta mente no mês de junho por causa das festas juninas, cresce ainda mais. Junto com as comemorações, cresce o número de acidentes .