O deputado Stephanes Jr. (PMDB) não abre mão da sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba. Na última sexta-feira, o parlamentar protocolou dois pedidos no diretório estadual do partido. O primeiro é para ter acesso a relação dos endereços e telefones dos peemedebistas aptos a votar na convenção. O segundo é para confirmar que sua pré-candidatura está devidamente registrada. “Espero que me tratem com o devido respeito, não sejam infantis e cumpram a lei. Caso contrário, vamos anular a convenção na Justiça”.


Jogo sujo
Stephanes garante que, se a votação na convenção for justa, ele derrota o reitor Carlos Moreira e será o candidato do PMDB à Prefeitura. “Há muito descontentamento com a imposição da candidatura do Moreira. Ele até pode ganhar a convenção, já que o governador está ligando para os convencionais e dizendo que votem no reitor. A imposição do mais fraco está matando o partido”, afirma.


Assédio
A Câmara Municipal de Curitiba deve votar na segunda-feira, projeto de lei da vereadora Professora Josete (PT) que proíbe a prática de assédio moral no serviço público da Capital. O projeto foi apresentado em 2005, e partiu de uma reivindicação dos sindicatos dos servidores públicos municipais.


Vereadores
Os deputados federais do Paraná apostam que será votada na terça-feira, a PEC 333, que altera o número de vereadores e estabelece novos limites de gastos para as câmaras municipais. Pela proposta, o número de vereadores passaria a variar entre o mínimo de 7 e o máximo de 55, em 25 diferentes faixas, definidas a partir da quantidade de habitantes. A Câmara de Curitiba, que hoje conta com 38 parlamentares, perderia uma cadeira e teria direito a uma fatia máxima de 4,5% do Orçamento municipal.


Fora do páreo
Presidente do PTB do Paraná, o deputado federal Alex Canziani (PTB) anunciou na sexta-feira que não vai se candidatar nas eleições municipais deste ano. Ele era cotado como candidato à prefeitura de Londrina, cargo que já disputou em 2004. Canziani disse que na sua decisão pesou bastante os pedidos dos membros do novo diretório estadual do partido, os apelos de companheiros de sua base eleitoral e da família.


Metas
O deputado afirma que o PTB vai buscar alianças na disputa londrinense. E que terá o apoio do partido o candidato que se comprometer a implantar o ensino em tempo integral em todas as escolas públicas do município. A meta da legenda é eleger 350 vereadores e 50 prefeitos no Estado nas eleições de outubro próximo.


Procuradores
A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP) vai encaminhar na semana que vem um pedido ao governador Requião para que sejam preenchidas imediatamente as 80 vagas que estão abertas no quadro da Procuradoria Geral do Estado. O último concurso aprovou 101 candidatos. Segundo a presidente da associação, Vera Grace Paranaguá Cunha, o quadro atual de 147 procuradores está defasado há muitos anos, o que prejudica o acompanhamento das mais de 180 mil execuções de cobrança de impostos que atingem cerca de R$ 11 bilhões.


Espaço
O pedido ao governador faz parte da campanha “Por uma PGE mais forte na defesa do Paraná”, lançada no início do mês. Hoje, cada um dos 147 procuradores na ativa responde em média por 1.680 ações. Na sede da PGE em Curitiba falta estrutura e espaço físico para trabalhar. Não há, por exemplo, mesas de trabalho em número suficiente para todos os servidores.


Em alta
O prefeito Beto Richa viaja a Bonn, na Alemanha, neste sábado, para participar da COP 9, a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, acontece até 30 de maio. O retorno do prefeito está previsto para 31 de maio.


Em baixa
O Ministério Público Federal solicitou o DVD com a gravação da Escola de Governo de terça-feira passada, onde o secretário Maurício Requião colocou imagens de seu irmão, o governador Roberto Requião, desancando os empresários donos da Rede Independência de Comunicação.