Em discurso na tribuna da Assembléia, o deputado Marcelo Rangel (PPS), mandou ontem recado ao secretário de Comunicação Social, Airton Pissetti. Quer que Pisseti apresente até o meio-dia de segunda-feira explicações sobre os critérios técnicos utilizados para os gastos do Estado com publicidade.


Explosivo
Há uma semana, Rangel estuda relatório do Tribunal de Contas sobre os gastos da Comunicação Social do estado no período 2005-2006. Segundo ele, o documento seria “explosivo”. Rangel afirmou que espera as explicações de Pissetti para o que classificou de “informações truncadas”. O deputado disse ainda que comparou os documentos que tem em mãos com as informações do governo disponíveis na Internet: “Posso garantir que o site Gestão do Dinheiro Público é incompleto”.


Tiroteio
A bancada da Oposição da Assembléia também anunciou que aguarda as informações do governo sobre os gastos com publicidade nos últimos dois anos. De acordo com o artigo 27 da Constituição Estadual, a relação de despesas com propaganda oficial da administração direta e indireta deve ser publicada semestralmente no Diário Oficial do Estado. O líder da bancada do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), teria assumido o compromisso de apresentar os dados.


LDO (I)
A Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa definiu o prazo de 14 de maio para que os deputados apresentem as emendas a Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008. A deputada Bete Pavin (PMDB), que preside a comissão, esclareceu aos parlamentares ainda que nos próximos dias a Secretaria do Planejamento vai encaminhar ao legislativo paranaense as metas e prioridades para o Exercício de 2008.


LDO (II)
O Governo do Paraná havia excluído esse item do projeto de lei que dispõe sobre a LDO. Na justificativa, o Executivo decidiu transferir a proposta para o Projeto do Plano Plurianual que deve ser apresentado até o dia 30 de setembro. “Pedimos que a secretaria antecipe as informações, pois sem as diretrizes não podemos analisar a matéria”, destacou a deputada.



Em alta
 Dois deputados federais do Paraná vão integrar o “Parlamento Mercosul”. Cada país integrante será representado por nove depuados e nove senadores. Os indicados da terra são Dr. Rosinha (PT) e Max Rosenmann (PMDB).


Em baixa
A Assembléia Legislativa aprovou ontem, em primeira discussão, projeto de lei do governador Roberto Requião que extingue o Serlopar (Serviços de Loterias do Paraná). A autarquia está desativada desde 2003 e sua extinção, mas só agora a extinção será oficializada.