Intransigência
Os deputados de oposição criticaram ontem a intransigência do governador Roberto Requião (PMDB), que manteve a retenção de verbas para Curitiba mesmo depois de decisão da Justiça confirmando que a Prefeitura da Capital nada deve para o Estado. Para o líder do PSDB na Assembléia, deputado Ademar Traiano, Requião posou de bonzinho no discurso de reabertura dos trabalhos na segunda-feira, mas depois continu a administrando de forma discricionária contra a população curitibana, por interesse político. 


Dois pesos
Traiano lembrou que quando se viu às voltas com o problema da multa cobrada pelo governo federal do Paraná por conta da dívida com o Itaú pelos títulos públicos adquiridos pelo Banestado, Requião apelou para a ajuda da oposição, que não se furtou em apoiá-lo. Agora, porém, o governador mantém uma posição de retaliação ao prefeito de Curitiba, Beto Richa, em razão do apoio do tucano ao senador Osmar Dias (PDT), na eleição de 2006 para o governo.


Adin do IPVA
O ministro, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, analisou onte a Ação Direta de Inconstitucionalidade de n° 4016, movida pelo PSDB, por iniciativa do deputado Valdir Rossoni, para impedir a redução percentual de desconto no pagamento a vista do IPVA 2008. Mendes concedeu um prazo de 10 dias para que o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus (DEM) se manifeste a respeito da Lei aprovada pelos deputados em dezembro de 2007. Somente após esse prazo é que o ministro emitirá um parecer.


Inversão
A atitude da Assembléia Legislativa de fazer “vista grossa” ao episódio envolvendo o líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que furou três praças de pedágio e ainda incitou a população a fazer o mesmo, tornando-se notícia nacional, reflete mais uma vez o descompromisso da classe política – em especial dos parlamentares – com a opinião pública. Em nome do corporativismo, os deputados demonstram que estão dispostos a aceitar desvios de conduta incompatíveis com a responsabilidade daqueles que têm a função de fazer as leis, e portanto, deveriam ser os primeiros a zelar pelo cumprimento das mesmas.  Comissão de Ética da Casa é absolutamente ausente, para não dizer omissa, e nunca funcionou de fato, mesmo quando denúncias graves foram levantadas contra parlamentares.


Posse
O suplente Jonas Guimarães (PMDB) assumiu ontem a vaga do deputado Mohamed Ali Hamze (Mamede), também do PMDB, que se licenciou por quatro meses para tratamento de saúde. Jonas Guimarães é irmão do prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, que já foi deputado estadual por dois mandatos.


Liga pra mim (I)
O senador Osmar Dias (PDT) – principal articulador no Congresso para que o Paraná se livre da multa do Banestado – se queixou que desde a troca de comando na Procuradoria Geral do Estado (PGE), não foi mas procurado pelo governo estadual para tratar do assunto. “Já trabalhei com o Marés e tenho bom relacionamento com ele, mas não tem me ligado. A Jozélia ligava quase todos os dias”.


Liga pra mim (II)
Questionado, na tarde de quarta-feira, sobre o assunto pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, o novo procurador do Estado, Frederico Carlos Marés de Souza Filho, garantiu que naquele momento já estava ligando para o senador. “Ele (Marés) assumiu há pouco tempo e é difícil se inteirar rapidamente de todos os assuntos”, justificou Iatauro.


Em alta
Os contratos de concessão de seis dos sete trechos de rodovias federais, leiloados em outubro foram assinados ontem no Palácio do Planalto. As empresas que assumem a concessão, por 25 anos, deverão investir cerca de R$ 706,3 milhões de imediato.


Em baixa
O presidente do Congresso, Garibaldi Alves Filho, rejeitou  o pedido do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) de criação de uma CPI para investigar os gastos de autoridades do governo com cartões corporativos.