A TV Educativa promete uma cobertura sem precedentes para a festa do trabalhador, no Centro Cívico. Todos foram convocados para um plantão que vai desde a madrugada para a noite desta sexta-feira. O irônico é que boa parte dos funcionários da TV Educativa que vão trabalhar na cobertura do Dia do Trabalhador não tem os seus direitos trabalhistas respeitados. Eles recebem por cachê. E quem é registrado não tem recebido horas-extras.O caso dos cachês da Educativa, aliás, continua na Justiça.
Ironia (II)
Para os quase 700 funcionários da Copel ameaçados de demissão, a comemoração do governador Roberto Requião também soa como ironia diante do fanstasma do desemprego que ronda a companhia. Não será de se estranhar se festança do Dia do Trabalhador seja interrompida por pequenos protestos de funcionários da companhia.
Vai saber
O deputado estadual Antônio Belinati (PP), que se elegeu prefeito de Londrina no segundo turno no ano passado, mas teve sua candidatura cassada, disse que não vai à posse do prefeito eleito no terceiro turno, Barbosa Neto (PDT). Belinati também relutou em apoiar alguém no terceiro turno, mas acabou cedendo e subiu no palanque de Barbosa Neto. Em Londrina desde quarta-feira, o deputado reluta em colocar o paletó e ir na cerimônia.
Catraca
A relação entre Barbosa e Belinati acabou junto com a campanha mesmo. Sabendo que o novo prefeito quer reajustar a tarifa do transporte coletivo, entre suas primeiras medidas, o deputado soltou o verbo: ele deveria se preocupar com o povo e não com o dono da empresa de ônibus que também é dono de uma empresa aérea -no caso, a Gol Transportes Aéreos.
Equipe
Ontem ainda, Barbosa fazia ajustes na equipe de governo. Ele confirmou, durante a tarde, a manutenção do servidor municipal Milson Antônio Ciríaco Dias na titularidade da Controladoria Geral do Município. Servidor municipal desde 1990, Milson Dias é controlador geral desde setembro de 2007.
Desabafo
A vereadora de Curitiba, Renata Bueno (PPS), criou maior “fuzuê” na Câmara de Curitiba. Num discurso em plenário, ela disse estar preocupada com o desgaste da política e moralização do parlamento Municipal. Afirmou não estar satisfeita com o nível do debate político e sugeriu a criação de um plano de transparência para a Câmara. Irritada, ela desabafou mandando notas para imprensa, reafirmando seu discurso. Isso está lhe rendendo, nos bastidores, ameaça de ser levada à Comissão de Ética.
Alô
Moradores do Bairro Barreirinha foram na quinta-feira pedir que padre Leocádio Zytkowski, pároco da igreja local, reabra a Rádio Corneta, que na realidade era o auto falante da igreja. Há alguns anos, o sistema era usado para transmitir recados à população. A prefeitura informou que a “rádio” pode funcionar, desde que dentro da lei que estipula volume máximo em 55 decibéis.
Em alta
Estimativa feita pelo presidente da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), Bento Batista da Silva, aponta que 76% dos 3.689 mil vereadores do Estado ganham, em média, R$ 2 mil mensais. E mesmo assim ele é contra o aumento de salário dos vereadores.
Em baixa
A Universidade Federal do Paraná vai utilizar todo o prazo estabelecido pelo Ministério da Educação para debater sobre a utilização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu processo seletivo. O Conselho Universitário definiu em sessão plenária nesta quinta-feira, 30 de abril, a criação de uma comissão.