Na posse de Fernando Lugo como presidente do Paraguai havia mais paranaenses que paraguaios. O governador Roberto Requião comandava a turma e prometeu ao presidente Lula ajudar na questão da Itaipu. Tanto Lula quanto Jorge Samek (PT), diretor da Binacional, agradeceram. O imbroglio, aliás, promete. Lugo quer aumento de repasses da Itaipu e Lula não cogita aumentos.

Em trânsito
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, chegou com quase duas horas de atraso ao hotel Bourbon, na sexta-feira, para a entrevista coletiva ao lado da candidata do PT, Gleisi Hoffmann. Para “acalmar” os repórteres e justificar o atraso, a assessoria da petista atribui o problema ao trânsito de Curitiba, que a candidata promete saber como melhorar.

Resposta
O ex-candidato à vereador pelo PPS, Carlos de Paula, esclarece que não foi “encostado na parede” pelo partido ou renunciou a candidatura para escapar da expulsão, como chegou a ser divulgado no último dia 12. Ou seja, Carlos nega que tenha sido enquadrado por ter anunciado apoio a petista Gleisi Hoffmann. O PPS fechou aliança com o PSDB de Beto Richa. “Somente enviaram-me uma notificação próximo de mês e meio atrás e fiz a defesa, que foi protocolado no dia 24 de julho”, garante o ex-candidato.

Fora
Atração principal do debate da Band, o candidato do PT do B, Lauro Rodrigues, não participou do evento organizado pela TV Educativa na última sexta-feira. Até o momento, mais de 247 mil pessoas já viram o desempenho de Rodrigues na Band, através do youtube.com.br.

Debate
Antes mesmo do início, o debate da TV Educativa, da última sexta-feira, entre candidatos à prefeito já rendia. Os advogados de Beto Richa (PSDB) recorreram a Justiça para que a direção da emissora estatal fosse proibida de colocar cadeiras vazias com o nome dos candidatos ausentes. Desde o início, o tucano já afirmava que não iria ao debate na TV comandada por Requião.

Garantia
Por sua vez, o diretor-presidente da Educativa, Marcos Batista, antes também do debate, encaminhou nota para a imprensa garantindo que a emissora não iria colocar nas cadeiras vazias os nomes dos candidatos. “Nosso maior objetivo é fazer um debate democrático e que realmente ajude os eleitores a decidirem qual o candidato está mais preparado. Por isso, optamos por um formato que valoriza o confronto entre os postulantes e torna mínima ou nula a interferência da emissora. As regras acertadas com as assessorias dos candidatos serão respeitadas”, já afirmava.

160 cassados
Na sessão da última quarta-feira, os juízes do TRE cassaram o mandato de mais quatro vereadores paranaenses acusados de contrariarem a regra da fidelidade partidária: Lorena Gomes, de Jesuítas, que trocou o PMDB pelo PTB; Antônio Vieira, de Sertanópolis, eleito pelo PP e hoje no PRB; Valci Pereira Zanata, de Santa Isabel do Ivaí, que migrou do PTB para o PMN; e João Dozorec, de Paula Freitas, que deixou o PSDB e seguiu para o PSC. Com isso, sobe para 160 o número de infiéis cassados no Estado.

Vizinho
A Promotoria Eleitoral de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, encaminhou ontem pedido de providências ao Procurador-Regional Eleitoral, Neviton de Oliveira Batista Guedes, a respeito da situação de diversos moradores do bairro São João Batista, de Almirante Tamandaré, que votam no município vizinho, Rio Branco do Sul.

Em alta
Trabalho escolar de alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual João XXIII, de Janiópolis, resultou em ação civil pública contra o atual e o ex-prefeito da cidade, Jair Detofol e Avelino Bortolini. Em um trabalho, descobriram irregularidades.

Em baixa
A Promotoria de Justiça de Manoel Ribas, região Central do Estado, apresentou ação civil pública contra o presidente da Câmara de Vereadores Gilvan Tonelli. O  vereador teria envolvimento direto em três situações de improbidade administrativa