O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB) afirmou na quarta-feira, em Brasília, que está considerando a hipótese de se licenciar da Câmara dos Deputados para dedicar-se exclusivamente ao projeto de buscar uma candidatura à prefeitura de Curitiba. Ele pensa em tirar uma licença de quinze dias para fazer campanha junto aos convencionais peemedebistas. Rocha Loures disputa a indicação com o reitor da UFPR, Carlos Moreira Jr, preferido do governador Requião, e com o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior.


Competitividade
Rocha Loures disse ter recebido apoio dos líderes peemedebistas no Congresso, deputados Michel Temer (SP) e Henrique Alves (CE). Segundo eles, o partido precisa ter um candidato competitivo. O que para muitos peemedebistas locais, não é o caso do reitor, “ungido” por Requião.


Convenção
O PMDB marcou para o dia 14 de junho a convenção municipal que deve vai escolher o candidato do partido à sucessão de Beto Richa (PSDB). O reitor aposta na confirmação de seu nome, apoiado nas manifestações do governador, e da maioria dos pré-candidatos a vereador.


Desafio
O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), anunciou na quarta-feira a decisão de encaminhar à direção da Casa, por escrito, documento autorizando a abertura de seu sigilo bancário e telefônico. A medida foi em reação aos ataques que surgiram nos últimos dias contra o tucano, para quem essas denúncias teriam como objetivo minar o trabalho da oposição na Casa. “Vou continuar fazendo o trabalho de oposição que é fiscalizar sem me intimidar”, avisa.


O Porto
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) chamou a atenção ontem sobre a importância das discussões provocadas pela bancada oposicionista para a busca de soluções para os graves problemas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Segundo Rossoni, as seguidas cobranças dos deputados em relação aos problemas da falta de dragagem no Canal da Galheta foram determinantes para a inclusão do Porto de Paranaguá no Plano Nacional de Dragagem. “Enfim, a Appa decidiu apresentar os estudos necessários. O superintendente Eduardo Requião foi vencido pelo cansaço e agora parece estar acordando para os graves problemas do Porto”. “Uma pena que esse estudo ficou pronto somente agora. Se a APPA tivesse realizado este trabalho com maior agilidade o Porto já poderia ter sido incluído na licitação do Governo Federal.



Pesquisa
O Partido Verde registrou no Tribunal Regional Eleitoral pesquisa para a disputa pela prefeitura de Curitiba. Será a primeira realizada este ano para as eleições de outubro. O Instituto Alvorada, de Londrina, iniciou o levantamento no último sábado. Foram ouvidas 800 pessoas e o resultado será divulgado no sábado. Na pesquisa, o instituto apresenta o nome de 12 pré-candidatos, incluindo o pré-candidato do PV, Melo Viana.


Procurador
O procurador-geral do município, Ivan Lelis Bonilha, assinou ontem o termo de compromisso e posse, que o deixa apto a assumir o cargo de prefeito interino de Curitiba, na tarde de ontem, em solenidade no plenário da Câmara Municipal, prestigiada por autoridades, secretários e assessores municipais. A transmissão do cargo ocorrerá no sábado.


Em alta
A Aneel colocou em discussão ontem em audiência pública em Curitiba, proposta preliminar de reduzir as tarifas da Copel a partir de 24 de junho. O índice sugerido, de 3,66%, vai reposicionar as tarifas. A redução ainda depende de avaliação da Copel.


Em baixa
A justiça decretou, mais uma vez ontem a prisão preventiva do ex-vereador de Londrina Orlando Bonilha (PR), que faltou a depoimento marcado para ontem. O ex-vereador deveria responder a denúncia de que teria recebido R$ 12 mil de propina.