O governo do Estado tenta empurrar com a barriga a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apoiada por 19 deputados na Assembléia Legislativa, que pretende acabar com a lista tríplice para a escolha de reitores, vice-reitores e diretores de instituições públicas de ensino superior. Na opinião do líder do Governo na AL, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), a matéria ainda deve ser amplamente debatida antes de ir ao plenário. Por se tratar de uma PEC passará ainda pelo crivo de uma comissão especial e depois segue à votação plenária. Os líderes ainda não indicaram os nomes dos deputados que deverão compor a Comissão Especial de análise prévia.
Lista Tríplice (II)
Em tempo. Ontem, os estudantes da Unioeste campus de Toledo iniciaramma paralisação de três dias das atividades da universidade. Os estudantes se recusam a entrar nas salas de aula como forma de protesto contra a nomeação de Alcebíades Luis Orlando para reitor. Ele foi nomeado reitor pelo governador, apesar de ter ficado em segundo lugar nas eleições na Unioeste no ano passado.
Despedida
Depois da declaração do ministro Reinold Stephanes, de que Beto Richa não tem concorrente para a prefeitura de Curitiba, o deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) resolveu manifestar apoio a reeleição de Richa, durante a inauguração do CRAS, na manhã de ontem.
Ex-detento
O deputado Stephanes Júnior (PMDB) não economizou nos ataques a Doático Santos na tarde de ontem. “Desejo que este ex-detento tenha possibilidade de se ressocializar. Espero que ele possa participar do programa pintando a liberdade. Aquele no qual os detentos costuram bolas de futebol”.
Pode?
Bastou o vereador petista Pedro Paulo insinuar que o PSDB e a base aliada de Beto Richa na Câmara de Curitiba estavam com medo da oposição para que a bancada da situação fosse para o confronto direto. O líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSB), disse que o PT se considerava o partido da ética, mas agora adota as mesmas práticas dos partidos do período da ditadura militar. O tucano Celso Torquato comparou a ética petista a uma personagem do programa humorístico Zorra Total: “o PT pode, o PSDB não pode”.
Dança das cadeiras
Agora são dois os possíveis substitutos para Rafael Iatauro na Casa Civil. Além de Renato Adur, o deputado estadual Waldir Pugliesi também está sendo sondado pelo governador Roberto Requião. Hoje, o mais provável seria Pugliesi.
Truculento
Até o líder do governo, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), brinca com a truculência do governador Roberto Requião. “Mesmo que as vezes a gente tenha que falar um pouco mais lato, o Requião também sabe ouvir”.
Fala sério
Por falar em Requião, ele está mesmo levando a sério a briga com o Paraguai. Matéria na Agência de Notícias do governo estampava ontem que a maioria dos leitores que responderam enquete do jornal paraguaio ABC Color aprovou as críticas do governador Roberto Requião ao presidente Nicanor Duarte Frutos. A enquete, realizada no endereço eletrônico do diário, teve 2.015 votos — 73,55% deles favoráveis ao que disse Requião.
Em alta
A matéria apresentada na Assembléia Legislativa pelo pepessista Marcelo Rangel, reservando 5% das moradias no Programa Casa Família aos portadores de necessidades especiais, já foi aprovada em todas as instâncias e agora só depende da sanção governamental .
Em baixa
O juiz Jederson Suzin da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou, que o site da “Frente Ampla Pelos Avanços Sociais” seja desvinculado da Celepar. É a terceira decisão contra o site da frente, comandada por Doático dos Santos.